Tecnologia

27 abr, 2015

Microsoft lança programa pioneiro de popularização de desenvolvimento de games por crianças

Publicidade

Crianças de 11 a 13 anos fazendo seu próprio videogame. Este é o sonho que começa a se tornar realidade com a primeira turma formada pela Microsoft no Brasil. A região escolhida para esta iniciativa foi a Grande Vitória, e as crianças participam do primeiro treinamento da empresa estudam em escolas públicas e privadas da capital.

No dia 29 de abril (quarta-feira), das 8h às 11h30, duzentas crianças participam do encontro que consiste em uma palestra com o CEO da Microsoft, Jamil Lopes, seguido do treinamento prático para a confecção do primeiro game utilizando a ferramenta Kodu em computadores da faculdade que sedia o evento.

aparelhos-microsoft-lumia

Jamil é MVP da Microsoft Corp – USA, especialista na plataforma Windows Experience (existem menos de 100 pessoas no mundo com esta especialidade). Ele está entre os 10 profissionais de TI mais respeitados do Brasil, segundo a revista Info Exame. Atua há mais de 20 anos desenvolvendo e implantando projetos de tecnologia em diversos países, e é membro atuante em diversos comitês de normas técnicas no Brasil, USA e Europa. Já palestrou para mais de 1 milhão de pessoas, autor de livros técnicos e colunas em diversos meios de comunicação sobre tecnologia.

As crianças que participam do projeto – que faz parte da implementação no Brasil do programa mundial Code.org – recebem o material didático gratuitamente, que permite que continuem criando games. O material utilizado pela Microsoft nesta iniciativa é produzido pela Microkids Tecnologia Educacional, uma empresa capixaba que atua há 18 anos no mercado de ensino de tecnologia em escolas.

Code.org

O projeto mundial tem o objetivo de popularizar o ensino da linguagem dos códigos nas escolas para crianças e adolescentes. A iniciativa chamada code.org já tem mais de 60 milhões de participações, após grandes figuras como Mark Zuckerberg, Bill Gates e Barack Obama se tornarem padrinhos do projeto, alertando sobre a importância do ensino de programação. No Brasil, 2015 é chamado o Ano do Código.