Software

20 fev, 2014

Microsoft lança Office Online para substituir os antigos Web Apps

Publicidade

A Microsoft anunciou hoje a reformulação dos Office Web Apps, versões online dos programas da suíte de escritório. O serviço, que funciona de forma parecida com o Google Drive, passará a se chamar Office Online e a contar com uma página inicial diferente e própria, remetendo ao design quadriculado do Windows 8.

officeonline

A mudança no nome aconteceu devido ao feedback dos usuários. Em um post no blog do Office, a executiva Amanda Lefebvre afirmou que muitos deles ficavam confusos com o Apps na denominação antiga, perguntando se “eles eram algo que precisava ser instalado”. De acordo com ela, o novo título passa melhor a ideia de uma suíte acessível diretamente pelo navegador.

A página inicial servirá para facilitar a localização do Office Online. “Muitos de vocês não sabiam que tínhamos uma versão online do Office simplesmente porque não conseguiam encontrá-la”, escreveu Amanda. Os aplicativos de fato ficavam um pouco escondidos, e eram acessados antes pelo público diretamente pelo OneDrive. Com uma página nova, exclusiva para o serviço, a Microsoft espera aumentar o alcance dele na web – e possivelmente brigar mais de igual para igual com o Google Drive.

Apesar de estar focado na mudança de nome e de página, o anúncio de hoje também trouxe algumas poucas novidades em termos de funções. Agora é possível, por exemplo, compartilhar e colaborar com trabalhos usando tanto o Office online quanto a versão para desktops. Assim, mesmo que esteja usando o Word offline, você poderá acessar documentos salvos na nuvem e editá-los junto com alguém que esteja acessando o Word online.

Além disso, a suíte de programas para navegadores passa a facilitar o acesso aos outros serviços conectados a ela – no caso, o OneDrive e o Outlook.com. Um menu superior, chamado pela Microsoft de “app switcher”, foi incluído na interface, e permite alternar entre os aplicativos.

O Office Online pode ser acessado em seu site oficial.

Com informações de Info