Software

8 abr, 2014

Microsoft encerra hoje suporte para Windows XP e Office 2003

Publicidade

A Microsoft encerra hoje o suporte para o Windows XP e as ferramentas do Office 2003, o que coloca em risco os computadores que não se modernizarem. Os usuários poderão continuar utilizando o software, mas a partir de amanhã, 9 de abril, ficarão mais expostos a ataques, segundo a empresa, já que não serão mais lançadas atualizações de segurança, correções de erros ou melhorias de conteúdo técnico.

winxp

De acordo com a Net Applications, em março, 27,69% dos computadores no mundo ainda rodavam o Windows XP, o segundo sistema operacional mais popular do mercado, só superado pelo Windows 7, que tem 48,77%. Windows 8 e Windows 8.1 representam uma fração de mercado agregada de pouco mais do 10%.

A perda de peso do XP no setor foi progressiva nos últimos meses, mas não suficientemente rápida para conseguir uma transição geral para versões mais modernas do Windows antes de sua aposentadoria.

Na página corporativa Microsoft in Government, Marco Manuello, responsável pela estratégia do Windows no setor público, encorajou os usuários a abandonarem o XP, desenhado para uma época na qual apenas 6% da população se conectavam à Internet, e não havia o uso em massa de smartphones.

A partir de hoje, não será possível baixar o programa de segurança Microsoft Security Essentials para XP. “O seu computador continuará funcionando, mas será mais vulnerável aos vírus. Além disso, à medida que mais fabricantes de software e hardware continuam otimizando (suas ferramentas) para versões recentes do Windows, pode esperar que um maior número de aplicativos e dispositivos não funcionem com o Windows XP”, explicou a Microsoft.

A mesma situação se aplica ao Office 2003, que também não será mais atualizado.

Com informações de G1