Cloud Computing

19 dez, 2014

Microsoft disponibiliza Azure Backup para PCs

Publicidade

A Microsoft disponibilizou o Azure Backup para os sistemas operacionais Windows 7 SP1, Windows 8 e Windows 8.1, mas apenas as versões de 64 bits são suportadas. Até o momento, o Azure Backup só estava disponível para Windows Server 2008, Windows Server 2008 R2, Windows Server 2012 e Windows Server 2012 R2.

O Azure é a plataforma em nuvem da Microsoft que reúne uma coleção de serviços de computação, dados, armazenamento, rede e aplicativos. Com a introdução de sistemas com um número maior de usuários, o serviço de Backup do Azure deve ser um grande passo para mudar a forma como os administradores de TI encaravam o serviço da Microsoft.

AZURE

O Windows já fornece uma opção de armazenamento de dados em nuvem por meio do OneDrive, tanto para uso pessoal quanto corporativo. No entanto, estes são sistemas de armazenamento de arquivos e sincronização, não oferecendo a segurança e a integridade de dados de maneira completa. O Azure Backup realiza regularmente backups programados que armazenam os dados dos usuários em massa, por exemplo.

Os backups são incrementais, de modo que apenas as últimas alterações são enviadas para o servidor cada vez que um processo é executado. O backup também pode ser adiado caso o laptop de um usuário não esteja funcionando ou não haja conexão à Internet. Todos os dados são criptografados localmente antes de serem transmitidos para a nuvem Azure, assim, os usuários podem manter o controle de suas próprias senhas de criptografia. Ao restaurar um backup, o usuário pode recuperar arquivos, diretórios e volumes com base na data e hora do backup.

Mais informações sobre o Backup do Azure podem ser obtidas na página oficial do serviço.

Com informações de Canaltech