APIs e Microsserviços

30 out, 2014

Microsoft disponibiliza API do Office 365

Publicidade

Atendendo a um pedido antigo de desenvolvedores de software, a Microsoft liberou a API do Office 365 e, agora permite que aplicações com integração com a suíte de aplicativos sejam produzidas. O acesso é completo e permite o uso de arquivos de todos os softwares que fazem parte do pacote, abrindo as portas para a utilização de e-mails, calendários, documentos ou planilhas.

De acordo com a Microsoft, a ideia é permitir uma integração melhor para as empresas que já estão no mundo do cloud computing, por meio de softwares que facilitem os processos de gestão interna e que possam ser acessados de qualquer lugar, seja pelo computador, celulares ou tablets com os sistemas operacionais Windows Phone, iOS e Android.

Entre os exemplos citados pela empresa estão um aplicativo de automação de vendas que se integre a arquivos e e-mails para obter informações sobre pedidos ou registro de comércio, e um software de viagens que seja capaz de registrar automaticamente os gastos em uma planilha do Excel e utilizar os calendários do Outlook para enviar o apontamento diretamente para o funcionário.

Trata-se de mais um passo na direção da união entre todos os tipos de sistemas e dispositivos, o que vem sendo propagado em praticamente todas as soluções da Microsoft. A união entre computadores e tablets que surgiu com o Windows 8, por exemplo, foi apenas o início do que, para a empresa, é uma noção clara de que os tempos de segregação entre diversas plataformas chegaram ao fim e que, agora, vence quem estiver disponível em todos os lugares ao mesmo tempo e funcionando da forma como o cliente necessita.

Uma das primeiras soluções a anunciarem o suporte completo ao Office 365 é o IFTTT. O app de automação online vai ganhar novas funções de integração com os arquivos presentes na nuvem da Microsoft, permitindo que arquivos sejam hospedados ou salvos automaticamente no serviço. As primeiras aplicações integradas devem aparecer nas próximas semanas.

Com informações de Canaltech