Carreira Dev

30 jan, 2015

Microsoft decide investir na Cyanogen

Publicidade

A Cyanogen é a empresa por trás da conhecida ROM CyanogenMod, e seu CEO prometeu que ela será mais independente do Google, criando uma variante própria do Android com outra loja de apps.

Cyanogen

De olho na ideia, a Microsoft está em negociação para investir na Cyanogen. O Wall Street Journal diz que ela participará de uma rodada de financiamento no valor de US$ 70 milhões – o valor não virá apenas da Microsoft, que seria uma acionista minoritária na empresa. Na prática, a Cyanogen não será adquirida pela gigante de Redmond.

Enquanto isso,há um potencial enorme para smartphones Android sem o aval do Google. Eles já representam 37% dos dispositivos Android vendidos no terceiro trimestre, segundo a Strategy Analytics, e a Cyanogen acredita que essa proporção pode subir para 50% a 70% nos próximos anos.

Além disso, a Microsoft não é exatamente fã da dominância do Google em smartphones, e quer contra-atacar de forma indireta. Ela não é a única: o WSJ afirma que “outros investidores estratégicos manifestaram interesse na Cyanogen porque eles também estão ansiosos para diminuir o controle do Google sobre o Android”.

Com informações de Gizmodo