Gadgets

29 jul, 2014

Microsoft cria placa semelhante ao Raspberry Pi, mas que roda Windows

Publicidade

O Raspberry Pi é um grande sucesso entre desenvolvedores e alunos, e a Microsoft decidiu apostar no setor com uma placa de circuito que roda Windows. Ela só não consegue competir em uma das características mais importantes: o preço.

Para desenvolver o gadget, chamado de Sharks Cove, a Microsoft fez uma parceria com a Intel e a fabricante de hardware CircuitCo. Ele roda Windows e Android, traz processador quad-core Intel Atom Z3735G com velocidade entre 1,33 GHz e 1,83 GHz, 1 GB de RAM, 16 GB de memória flash e uma entrada para cartão MicroSD. Mas ele custa $ 299.

A empresa deu a seguinte declaração para justificar o preço: “Por US$ 299, acreditamos que esse dispositivo será adotado por fornecedores independentes de hardware e também por entusiastas. Esse preço não apenas cobre apenas o custo do hardware, como também inclui uma imagem do Windows 8.1 e os utilitários necessários para instalá-lo no Sharks Cove. Quando você considera também que o Windows Driver Kit 8.1 pode se conectar ao Visual Studio Express – e ambos são gratuitos com uma conta MSDN válida – o custo inicial para desenvolver drivers para Windows ficou muito menor do que antes”.

O Raspberry Pi, por sua vez, é vendido por US$ 35.

Com informações de Gizmodo