Software

23 jul, 2014

Microsoft confirma versão única do Windows para todos os tamanhos de tela

Publicidade

Na terça-feira, durante o evento de divulgação do balanço financeiro da Microsoft sobre o quarto trimestre de 2013, Satya Nadella, presidente da empresa, confirmou os rumores de um alinhamento entre todas as versões do Windows – para computadores, smartphones e tablets – na próxima edição do sistema operacional.

De acordo com o executivo, a unificação entre as plataformas da Microsoft deve acontecer em breve, para telas de todos os tamanhos. Entretanto, ele não divulgou detalhes sobre o assunto.

“Vamos fazer na próxima versão do Windows a junção de três sistemas operacionais em um só, para telas de todos os tamanhos. Vamos unificar nossas lojas, comércio e plataformas de desenvolvimento para criar uma experiência de uso mais coerente e uma oportunidade mais variada de desenvolvimento”, afirmou.

Ou seja, em vez de Windows, Windows RT e Windows Phone, tudo será uma coisa só. A interface visual vai se adaptar a cada tela, e o desenvolvimento de aplicativos será universal.

“No passado, tínhamos múltiplos times trabalhando em múltiplas versões do Windows. Agora temos um time com uma arquitetura comum. Isso nos permite esta mudança e a criação do Universal Windows Apps”, destacou.

Basicamente, é como se a Microsoft estivesse seguindo os passos da Canonical com o Ubuntu. Segundo o site Business Insider, ainda haverá diferentes versões do Windows, como Pro e Enterprise, mas com mudanças baseadas em recursos, não nos dispositivos para os quais elas foram feitas. As modificações são esperadas para o chamado Windows 9 (ou “Threshold”), especulado ser lançado no primeiro trimestre de 2015.

Com informações de Techtudo