Gadgets

2 mar, 2015

Microsoft apresenta novos Lumias, Spartan e Office no MWC

Publicidade

No primeiro dia de MWC, feria de tecnologia móvel que acontece em Barcelona, na Espanha, a Microsoft apresentou dois novos Lumias (640 e 640 XL), um teclado, uma demo do navegador Spartan, novos Office e Bing, e muitos teasers do Windows 10. Além disso, a empresa mostrou que o “cross-device”, ou a troca de informações entre aparelhos, é uma tendência que veio para ficar.

Sem rodeios, Stephen Elop, CEO de devices e serviços da Microsoft, mostrou o Lumia 640, intermediário que chega aos mercados em abril, custando 140 euros na versão 3G, e 160 euros, com 4G. Trata-se de um Snapdragon 400 (quad-core Cortex-A7 a 1.2GHz) com 1 GB de RAM, 8 GB de memória, expansível a até 128 GB via microSD. No quesito câmera, ele traz flash LED para a câmera traseira, de 8 megapixels. A frontal, mais simples, conta com apenas 1 megapixel. A tela do 640 – uma Gorilla Glass 3 – é IPS, com 5 polegadas e 720p de resolução (294 ppi). Para alimentar esse conjunto, uma bateria de 2.500 mAh, que promete autonomia suficiente para um dia de trabalho, segundo a companhia.

Imagem: Techtudo.
Imagem: Techtudo.

Já o 640 XL traz uma tela de 6 polegadas ClearBlack, com a mesma resolução do “irmão menor”. A grande diferença está na câmera, já que o foblet traz lentes Zeiss de f/2.0 com um sensor de 13 megapixels na câmera traseira, além de uma grande angular de 24 mm no sensor de 5 megapixels na câmera frontal. Tudo alimentado por uma bateria de 3.000 mAh. O 640 XL chega à Europa junto com o 640, custando 190 euros, na versão 3G, e 220, na versão 4G.

Tanto o 640 quanto o 640 XL vêm com Windows Phone 8.1 com a atualização Lumia Denim completa, incluindo a central de notificações acessível com um deslizar de dedo na tela, teclado Word Flow e Live Folders. Os modelos também serão atualizáveis para o Windows 10, que estará disponível ainda neste ano.

O Lumia 640 XL será lançado globalmente em março nas cores azul, laranja e preta com acabamento mate e na cor branca fosca ou brilhante. Já o Lumia 640 estará à venda a partir de abril nas cores azul, laranja e branco brilhante, bem como em preto fosco. Os dois modelos serão comercializados tanto nas versões single SIM LTE quanto na Dual SIM LTE e 3G. O Lumia 640 XL também terá uma versão single-SIM com 3G.

Além dos aparelhos, a Microsoft fez algumas demos de funções do Windows 10, plataforma que promete rodar em todos os devices de forma unificada. No palco, Neil Broadley, diretor de marketing da área mobile da Microsoft, mostrou como o Bing funciona bem entre devices: o usuário pesquisa por um restaurante no desktop, desliga-o e, estando logado, o resultado migra para o smartphone. Assim, ele não percebe a diferença entre as plataformas, e esse é o objetivo final da Microsoft e do novo Windows 10.

spartan
Spartan. Imagem: Techtudo.

 

Broadley ainda mostrou um pouco do Spartan – navegador que vai substituir o Explorer do Windows 10 em diante. Além da sincronização universal entre devices, o Spartan teve sua função “modo de leitura” demonstrada. Trata-se de uma tentativa da Microsoft de criar um ambiente clean, livre de distrações e customizável (você pode regular o tamanho das fontes livremente, por exemplo), de modo a facilitar a leitura – e o consumo – de conteúdo online.

Outra novidade da Microsoft no MWC foi o “novo” Office. Mais algumas funções da suíte de aplicativos que vêm junto com o Windows 10 foram demonstradas. No palco, Julia White, chefe da divisão de Office, demonstrou o quão “clean” o produto ficou. Na verdade, ele parece ter sido feito do zero, de tão rápido e bonito. O Outlook deixou de ser um cliente de e-mails para se tornar uma agenda completa. Word, Excel, Power Point e o OneNote também ganharam novas funções, tudo de olho nas telas touch.

Office. Imagem: Techtudo.
Office. Imagem: Techtudo.

Para facilitar a vida dos usuários de dispositivos móveis, White também apresentou um teclado Bluetooth dobrável. Ainda sem preço ou prazo para ser lançado, o dispositivo promete ser universal, ou seja, não será exclusivo para Windows, mas rodará também em iOS e Android.

Com informações de Techtudo