Cloud Computing

31 out, 2014

Microsoft adiciona serviços de Big Data ao Azure

Publicidade

A Microsoft adicionou três novos serviços de Big Data ao Azure com o objetivo de fortalecer a plataforma em nuvem e deixá-la preparada para abarcar oportunidades envolvidas no conceito de internet das coisas (IoT).

“IoT alimenta a nuvem com milhões de quantidade de dados todos os dias”, disse Joseph Sirosh, vice-presidente corporativo de Machine Learning da companhia. “Em um mundo cada vez mais rápido, pautado por cloud e dispositivos móveis, as empresas não podem mais esperar meses ou semanas para obter insights”.

Dois dos serviços – Stream Analytics e Azure Event Hubs – são voltados para ajudar os clientes a processarem dados dispositivos e sensores que compõem a internet das coisas. São ferramentas que podem trabalhar lado a lado para endereçar demandas de Big Data que consideram milhões de eventos por segundos.

Na outra ponta, a abordagem do Azure Data Factory vai além da IoT e versa sobre produção de informações para orquestrar e gerenciar diversas informações, especialmente em ambientes híbridos. A ideia é que seja um serviço que enderece soluções aos seguintes desafios: gerir, coordenar e processar dados de múltiplas fontes enquanto lida com mudanças dos requerimentos de negócios.

O Stream Analytics e o Data Factory começam a operar agora em fase de preview. O Azure Event Hubs já se encontra em disponibilidade geral.

Com informações de Computerworld