Carreira Dev

31 jul, 2015

Mercado mundial de tablets cai com retrocesso de Apple e Samsung

Publicidade

De acordo com dados da IDC, o mercado mundial de tablets continua caindo, e Apple e Samsung, viram sua participação ser reduzida no segundo trimestre. No período, foram vendidos 44 milhões de tablets, o que representa uma queda de 7% ao ano e de 3% comparado ao trimestre anterior.

O mercado registrou um grande crescimento depois do lançamento do iPad da Apple em 2010, mas tem mostrado claros sinais de desaceleração nos últimos trimestres.

tablets

“Ciclos de vida mais longos, uma maior concorrência pelo surgimento de smartphones com tela grande, somado ao fato de que os usuários podem instalar os novos sistemas operacionais nos tablets antigos, fizeram que o entusiasmo dos compradores por esses aparelhos diminuísse”, disse Jitesh Ubrani, analista da IDC.

A Apple ainda tem 24% do mercado, apesar de as vendas do iPad terem caído 17% em um ano, chegando a 10 milhões de unidades. A Samsung representa 17% dos tablets vendidos, com 7 milhões de unidades (uma queda de 12% em um ano). Enquanto isso, Lenovo, Huawei e LG tiveram vendas melhores.

A Huawei e a LG viram suas vendas duplicar e mais do que triplicar, respectivamente, com níveis, em ambos os casos, de 1,6 milhão de unidades. Segundo a IDC, a Huawei tem 3,7% do mercado, e a LG, 3,6%. As duas companhias ocupam o quarto e o quinto lugares no ranking mundial de vendas. A Lenovo ocupa o terceiro lugar, com 5,7% do mercado e vendas com crescimento de 6,8%, a 2,5 milhões de unidades.

Com informações de Info