Carreira Dev

20 out, 2014

Mercado de marketing digital possui 40% de jovens empreendedores

Publicidade

A vontade do brasileiro de possuir seu próprio negócio fez com que o número de empreendedores disparasse no País nos últimos tempos. Um dos setores que apresentam o maior número de novos empresários está ligado aos negócios digitais, revelou a recente pesquisa realizada pela consultoria Conversion. De acordo com o estudo, aproximadamente 43% dos profissionais inseridos no mercado de marketing digital são donos de empresas.

O levantamento apontou que 36% dos proprietários de empresas afirmam ganhar entre R$ 3 mil e R$ 6 mil por mês, e 10% revelam ter um rendimento acima de R$ 12 mil mensais. Entretanto, 33% dos empreendedores dizem que suas rendas estão entre R$ 700 e R$ 1,4 mil.

A pouca idade também é uma característica desse mercado. De acordo com a pesquisa, os jovens entre 26 e 33 anos são a maioria na área, compondo 39%, e o número de profissionais com menos de 12 meses no segmento corresponde a 48% dos entrevistados.

image01

O estudo também mostrou que entre funcionários 30% são analistas, 13% ocupam o cargo de gerência, 10% estagiários e apenas 4% são diretores.

Do total de profissionais, 57% possuem nível superior e 15% ainda cursam uma faculdade. Entretanto, 90% afirmam que os cursos superiores no Brasil, sobretudo publicidade, marketing e administração, não preparam para o mercado de trabalho na área.

image02

As mulheres são consideradas minoria no setor, representando apenas 20% dos profissionais. O levantamento também considerou a faixa salarial, que chega a R$ 12 mil, mas a maioria, cerca de 30%, ganha entre R$ 2,5 mil e R$ 5,5 mil.

image03

Para Diego Ivo, CEO da Conversion, ter a maioria formada por jovens não é uma característica preponderante do mercado de marketing digital brasileiro e o mesmo cenário é observado em outros países. “Muitos desses jovens fazem dois turnos: trabalham em um lugar e tocam o negócio próprio, que, na maioria das vezes, é embrionário. Mas está ali à vontade de ver o negócio acontecer, a verve de empreender, mas falta um pouco de conhecimento de gestão”, afirmou Ivo.

O levantamento consultou mais de 600 profissionais do marketing digital no Brasil.