Back-End

23 jan, 2014

Mashable lista as 10 linguagens de programação que você deve aprender em 2014

Publicidade

O setor de tecnologia está passando por um bom momento e, como resultado, habilidades em codificação estão em alta, com empregos em programação pagando bem mais que um “emprego comum”. Até mesmo no mundo tecnológico, algum conhecimento em pelo menos uma linguagem de programação é uma adição ao seu currículo.

linguagem-de-programação

As linguagens em voga variam de acordo com o setor empregador. Sistemas empresariais e financeiros precisam desempenhar funções complicadas e permanecem altamente organizados, requerendo linguagens como Java e C#. Já sites e softwares de mídia e design precisam de linguagens funcionais, dinâmicas e versáteis, com um mínimo de código, como Ruby, PHP, JavaScript e Objective-C.

Com a ajuda de Lynda.com, o site Mashable compilou uma lista de 10 linguagens que você precisa aprender este ano.

1. Java

É uma linguagem baseada em classes e orientada a objeto desenvolvida pela Sun Microsystems nos anos 90. É umas das linguagens de programação mais procuradas, um padrão para software empresarial, conteúdo baseado na web, jogos e apps mobile, assim como no Android. O Java é voltado para funcionar em múltiplas plataformas de software, o que significa que um mesmo código Java compilado pode rodar tanto no Mac OS X, por exemplo, como no Windows.

Onde aprender: Udemy, Lynda.com, Oracle.com, LearnJavaOnline.org.

2. C

É uma linguagem imperativa, universal, desenvolvida no início dos anos 70, o C é a linguagem mais antiga e amplamente usada, que forneceu as bases de construção para outras linguagens populares, como C#, Java, JavaScript e Python. Ela é usada principalmente para implementar sistemas operacionais e aplicações embarcadas.

Onde aprender: Learn-C, Introduction To Programming, Lynda.com, CProgramming.com, Learn C The Hard Way.

3. C++

É uma linguagem de nível intermediário com funcionalidades de programação orientada a objeto, construída originalmente para aprimorar a linguagem C. O C++ está em grandes softwares como Firefox, Winamp e programas da Adobe. Ela é usada para desenvolver sistemas de software, aplicação de software, servidor de alta aplicação, aplicações de cliente e videogames.

Onde aprender: Udemy, Lynda.comLearnCpp.com, CProgramming.com.

4. C#

Pronunciada “C-sharp”, trata-se de uma linguagem desenvolvida pela Microsoft como parte de sua iniciativa .NET. Ela combina os princípio de C e C++, e é uma linguem de propósito geral usada para desenvolver software para a Microsoft e para as plataformas Windows.

Onde aprender: Udemy, Lynda.com, Microsoft Virtual Academy, TutorialsPoint.com.

5. Objective-C

É uma linguagem universal e orientada a objeto usada pelo sistema operacional da Apple. Ela está no OS X e no iOS da empresa, assim como em suas APIs, e pode ser usada para criar apps para iPhone, o que gerou uma enorme demanda para ela.

Onde aprender: Udemy, Lynda.com, Mac Developer Library, Cocoa Dev Central, Mobile Tuts+.

6. PHP

PHP (Hypertext Processor) é uma linguagem server-side de script gratuita, voltada para sites dinâmicos e desenvolvimento de apps. Ela pode ser diretamente embutida em um documento fonte HTML em vez de um arquivo externo, o que tornou popular entre desenvolvedores web. O PHP está presente mais de 200 milhões de sites, incluindo WordPress, Digg e Facebook.

Onde aprender: Udemy, Codecademy, Lynda.com, Treehouse, Zend Developer Zone, PHP.net.

7. Python

É uma linguagem server-side de script de alto nível para sites e aplicativos móveis. É considerada uma linguagem fácil para iniciantes devido à sua legibilidade e sintaxe compacta, o que significa que desenvolvedores podem usar menos linhas de código para expressar um conceito do que em outras linguagens. Ela está em web apps para Instagram, Pinterest e Rdio por meio de seu framework web, Django, e é usada por Google, Yahoo! e NASA.

Onde aprender: Udemy, Codecademy, Lynda.com, LearnPython.org, Python.org.

8. Ruby

É uma linguagem de programação dinâmica e orientada a objeto para desenvolver sites de apps mobile, o Ruby é simples e fácil de escrever. Ele alimenta o framework Ruby on Rails, que é usado em Scribd, GitHub, Groupon e Shopify. Como o Python, o Ruby é considerado uma linguagem amigável para iniciantes.

Onde aprender: Codecademy, Code School, TryRuby.org, RubyMonk.

9. JavaScript

É uma linguagem client e server-side de script desenvolvida pelo Netscape cuja sintaxe deriva bastante do C. Ela pode ser usada em múltiplos browsers e é considerada essencial para desenvolver funções web interativas ou animadas. Também é usada em desenvolvimento de games e para escrever aplicativos desktop. Interpretadores do JavaScript estão embutidos em extensões do Chrome, do Safari, no Adobe Acrobat e no Reader, além de na Creative Suite da Adobe.

Onde aprender:  Codecademy, Lynda.com, Code School, Treehouse, Learn-JS.org e Guru99.

10. SQL

Structured Query Language (SQL) é uma linguagem para gerenciamento de dados em sistemas de gerenciamento de banco de dados relacional. É mais comumente usada em sua função “Query”, que busca por bancos de dados informacionais. Ela foi padronizada pela American National Standards Institute (ANSI) e International Organization for Standardization (ISO) nos anos 80.

Onde aprender: Lynda.com, SQLCourse.com, TutorialsPoint.com, SQLZoo.net.

Com informações de Mashable http://mashable.com/2014/01/21/learn-programming-languages/