APIs e Microsserviços

5 fev, 2014

Marvel lança API para desenvolvedores

Publicidade

No último sábado, a Marvel estreou uma API gratuita para desenvolvedores. Com ela, eles podem criar aplicativos que acessam um banco de dados com mais de 75 anos de publicações e 30 mil histórias em quadrinhos.

Ainda em beta, a API já abre as portas de uma das maiores editoras de super-heróis do mundo para quem quiser desenvolver aplicativos baseados em seus personagens e aventuras. Há apenas duas condições: os aplicativos devem ser gratuitos e não podem conter propagandas.

marvel-api

Segundo Kristin Vincen, vice-presidente do setor de produtos digitais da editora, “a Marvel tem os melhores fãs do mundo, muitos deles são aficionados por tecnologia, early adopters que nós já vimos se desdobrando para puxar dados de quadrinhos da Marvel para seus blogs e sites”.

Com a adoção da API, será possível, por exemplo, estabelecer conexões entre escritores e artistas, entre personagens, criar linhas do tempo interativas e serviços de envio de SMS quando uma nova edição for lançada para um determinado título.

Embora a API da Marvel tenha restrições de uso, que impedem o lucro direto com os aplicativos, ela deve beneficiar lojistas virtuais que podem integrar sua base de dados com o acervo de informações da editora e promover lançamentos ou republicações.

Na página de documentação interativa, além de todos os detalhes das operações, campos e descrições, ainda existe a possibilidade de fazer chamadas de teste, para verificar seus retornos. A biblioteca utilizada para a documentação interativa chama-se Swagger UI e é open-source. A documentação da API pode ser encontrada neste link e o repositório da Swagger UI está disponível aqui.

Com informações de Código Fonte