Banco de Dados

6 mar, 2013

MariaDB Galera Cluster está pronto para uso em produção

Publicidade

O MariaDB agora possui uma opção de alta viabilidade pronta para uso em produção. Os desenvolvedores do MariaDB e do Codership lançaram o MariaDB Galera Cluster 5.5.29 como uma versão estável GA (generally available). A versão dá aos usuários do MariaDB acesso a uma solução de escala para o banco de dados SQL com replicação multi-master síncrona e consistência de dados garantida. Clusters construídos com a tecnologia devem prover resiliência automaticamente sem risco de perder nós com conjuntos de dados únicos que contêm.

Mariadb

Originalmente desenvolvido pelo Codership para MySQL, o Galera Cluster utiliza sua própria tecnologia de replicação. Em setembro de 2012, a primeira versão alfa do MariaDB Galera Cluster foi lançada com o comprometimento de rapidamente lançar produtos e serviços GA. O SkySQL está trabalhando com MariaDB e Codership para fornecer suporte para clientes empresariais do produto.

O anúncio de lançamento mostra os destaques do novo produto. O gerenciamento de cluster é lidado por um controle automatizado de membros, com agrupamento automático de nós e abandono de nós falhos. A sincronização do banco de dados, com replicação paralela em nível de linhas, foi desenvolvida ao melhorar o MariaDB para suportar o Write Set Replication API (wsrep), que foi implementado no projeto open source MySQL-wsrep. De acordo com os desenvolvedores, a solução oferece um sistema sem slave lag ou perda de transações, menor latência de clientes e escalabilidade ao lidar com leitura e escrita.

As notas de lançamento detalham como instalar a partir dos repositórios e incluem um link para a the MariaDB Repository Configuration Tool, que pode gerar comandos necessários para instalar o MariaDB Galera em várias distribuições Linux. Código fonte e alguns binários podem ser baixados aqui.

Com informações de The H