Carreira Dev

21 jul, 2015

Marcas investem 60% mais YouTube e audiência cresce 47%

Publicidade

Popular entre os usuários, o YouTube agora também pode ser considerado uma arma poderosa nas mãos de empresas e grandes marcas. Esta é a constatação de um novo estudo do Google em parceria com a companhia americana Pixability, que analisou a audiência e as tendências de publicação das 100 principais marcas, de acordo com uma classificação das melhores entidades de 2014 da consultoria Interbrand.

Segundo o relatório, as visualizações do conteúdo das 100 principais marcas globais quase dobraram nos últimos 12 meses. Os consumidores assistiram aos anúncios em vídeo mais de 40 bilhões de vezes, sendo que mais de 18 bilhões dessas visualizações ocorreram no ano passado. E as marcas estão mantendo um relacionamento contínuo com seus espectadores no YouTube: as inscrições nos canais de marca aumentaram 47% em um ano. Nomes como a Toyota, por exemplo, viram esse aumento do engajamento em primeira mão.

youtube-segurança

“O benefício de uma plataforma diversificada como o YouTube é sua habilidade sem igual para atingir um público muito variado”, diz Dionne Colvin-Lovely, diretora de mídias novas e tradicionais da Toyota Motor Sales EUA. “Isso se alinha muito bem à seleção diversa de consumidores e produtos da Toyota. O YouTube permite que a mensagem da nossa marca seja transmitida de maneira impactante e oferece uma boa métrica para verificar se o conteúdo está atingindo o público-alvo”, complementou.

Outro detalhe da pesquisa é que as marcas estão adotando estratégias de conteúdo semelhantes às de alguns dos criadores mais bem-sucedidos do YouTube. Elas gerenciam ativamente seus canais e publicam conteúdo novo regularmente para manter o público interessado e incentivá-lo a voltar. De acordo com a Pixability, as 100 principais marcas da Interbrand enviam, coletivamente, um vídeo para o YouTube a cada 18,5 minutos. Um fato curioso é que quinta-feira é o dia em que mais vídeos são enviados.

Em termos de conteúdo, 10% dos vídeos de marca publicados no YouTube no último ano têm mais de 10 minutos de duração. Isso indica que as empresas estão criando material exclusivo para o YouTube, o que costuma ter um melhor resultado do que o material adaptado. Para o Google, as companhias perceberam que, se tiverem uma voz autêntica, conseguirão atrair as pessoas que já estão familiarizadas com a marca e novos clientes.

Além das marcas criarem mais conteúdo para o YouTube, elas também investem mais em anúncios em vídeo para promovê-lo. O gasto médio dos 100 principais anunciantes, conforme definido pelo gasto com mídia, aumentou 60% e o número de anunciantes investindo em propagandas em vídeo aumentou 40% em um ano.

“Com apenas uma década de existência, o YouTube se tornou um destino diário e essencial para todos aqueles que querem fazer contato com outras pessoas por meio de suas paixões e interesses”, destaca Cenk Bulbul, chefe de estratégia e informações de marketing de anúncios do YouTube.

***

Com informações de Canal Tech