DevSecOps

1 ago, 2014

Malware móvel deve registrar crescimento de 614% em 2014

Publicidade

De acordo com a F-Secure, empresa de segurança e privacidade online, o crescimento do número de informações armazenadas em smartphones e tablets, além do aumento da quantidade de transações financeiras feitas nestes aparelhos, faz deles grandes alvos para hackers e pessoas mal intencionadas. Até o final deste ano, estima-se o número de ameaças no universo móvel crescerá 614% em relação a 2013.

Outro dado levantado é de que já existem aproximadamente 900 mil exemplos de vírus e malwares circulando entre smartphones e tablets. São 1.200 famílias de malware para mobile, sendo que 50% afetam o sistema Symbian, 45% o sistema Android e 5% outros sistemas operacionais. “Os vírus para smartphones e tablets são cada vez mais comuns. Como o Android superou a utilização do Windows, passou a ser o maior alvo dos hackers”, explicou Roni Katz, especialista em segurança da F-Secure.

Além disso, como muitos usuários gostam de aproveitar o acesso Wi-Fi gratuito oferecido por alguns estabelecimentos, acabam ignorando que essa conexão deixa o smartphone vulnerável. Mesmo uma rede Wi-Fi confiável pode ser facilmente “hackeada”, e as informações do aparelho acessadas, fotos e senhas bancárias roubadas, a câmera ligada remotamente e ligações feitas sem o conhecimento do usuário, reforçou a empresa de segurança.

Nesse caso, Roni Katz explicou que as mesmas dicas passadas para os usuários de cyber cafés e computadores públicos são válidas para quem utiliza tablets e smartphones em redes Wi-Fi:

  • Não entrar em sites com informações confidenciais, como bancos
  • Não abrir anexos de e-mails suspeitos
  • Verificar se o link de acesso ao site é real
  • Não instalar aplicativos de lojas não oficiais
  • Trocar periodicamente as senhas.

Mesmo com todas essas precauções, os vírus, uma vez instalados no dispositivo endpoint (seja qual for), estão funcionando e alguns só transmitem os dados quando conectados à rede Wi-Fi.

Com informações de Convergência Digital