DevSecOps

28 ago, 2014

Mais de 70% dos jovens brasileiros estão conectados pelo celular

Publicidade

Mais de 70% dos jovens brasileiros utilizam o celular para navegar na internet. Eles acessam a rede o tempo todo, várias vezes por dia. Mais da metade (58%) está nas redes sociais, meio preferido da geração Y para se comunicar. O sistema de mensagem instantânea vem em segundo lugar (45%). Apenas 35% ainda fazem uso do e-mail.

Os dados fazem parte do estudo Juventude Conectada, divulgado pela Fundação Telefônica Vivo, durante o R.I.A. Festival. O levantamento foi realizado pela instituição, em parceria com o Ibope Inteligência, Instituto Paulo Montenegro e Escola do Futuro – USP, e tem como objetivo entender o comportamento do jovem brasileiro na era digital.

O R.I.A. Festival é um evento sobre cultura digital que tem como objetivo, nesta segunda edição, refletir, interagir e agir (da sigla R.I.A.) sobre a relação dos jovens brasileiros com o ambiente virtual. A pesquisa Juventude Conectada servirá de base para os diversos painéis e oficinas que acontecem durante o encontro, realizado na Casa das Caldeiras, entre 27 e 28 de agosto.

Iniciada em maio de 2013, a pesquisa Juventude Conectada levou cerca de um ano para ser finalizada. Trata-se da primeira investigação a analisar os jovens conectados sob a ótica de quatro eixos: Comportamento, Educação, Ativismo e Empreendedorismo.

O universo entrevistado foi de 1.440 jovens, da classe A à D, de todas as regiões do Brasil, entre 16 e 24 anos. Diversas metodologias foram utilizadas, incluindo entrevistas presenciais; seis grupos de discussão; análise em profundidade com oito especialistas e monitoramento de navegação na internet por 10 jovens, através de um software chamado e-meter.

Outras conclusões

Para 49%dos entrevistados, a internet mudou o hábito de buscar informações. O recorte aponta, ainda, que os assuntos mais procurados são cultura e esporte.

Já sobre educação, os jovens conectados apresentam um novo padrão de estudo, no qual a busca na internet é mais relevante do que outras fontes: livros, jornais e revistas e as próprias instituições de ensino.

Embora o uso de smartphones seja o terror de alguns professores em sala de aula, 53% dos entrevistados afirmam que a internet melhora o relacionamento entre alunos e professores. Mas apesar de familiarizados com a tecnologia, a maioria dos jovens declarou aprender mais em aulas presenciais do que a distancia.

A pesquisa aconteceu durante as manifestações que ocorreram em todo o Brasil em 2013. Os números mostram um jovem engajado virtualmente e mobilizado para ir às ruas por meio das redes sociais. Para 44%, a internet contribui com o aumento da visão crítica dos jovens e 41% somente participaram de mobilizações sociais por causa de amigos (convites via redes sociais).

Segundo a pesquisa, o jovem brasileiro conectado acredita no potencial da internet no desenvolvimento de projetos, no estímulo à inovação e no desenvolvimento da carreira profissional. Dos jovens pesquisados, 51% entendem que é possível ganhar dinheiro trabalhando ferramentas da internet, entretanto, apenas, 34% pensam em usar a internet para desenvolver um negócio próprio.

***

Com informações de Computer World