DevSecOps

31 out, 2016

Maioria dos sites Joomla sem atualizações foi comprometida em última onda de ataques

Publicidade

Se você tem um site baseado em Joomla e não tiver implementado a versão de segurança mais recente do CMS, é quase certo que ele tenha sido comprometido.

De acordo com o CTO da Sucuri, Daniel Cid, todos os sites Joomla na rede da empresa foram atingidos com tentativas de exploração três dias após o lançamento da atualização (v3.6.4), e ele acredita que outros sites baseados em Joomla tiveram o mesmo destino.

A atualização de segurança em questão corrigiu três falhas críticas que permitiam aos invasores criarem contas em sites Joomla, elevar os privilégios dessas contas (torná-las contas de administrador) e modificar contas de usuários existentes.

[awprm urls=https://imasters.com.br/cms/joomla/dicas-de-seo-para-joomla/?trace=1519021197&source=search,https://imasters.com.br/noticia/vulnerabilidade-de-oito-anos-no-joomla-e-corrigida/?trace=824205206&source=news-search]

Nenhum detalhe sobre as vulnerabilidades foi compartilhado quando a atualização foi lançada, mas os invasores sabem como reverter a engenharia do patch.

“Menos de 24 horas após a divulgação inicial, começamos a ver testes e pequenos pings em alguns dos nossos honeypots tentando verificar se a vulnerabilidade estava presente”, observou Cid. “Em menos de 36 horas após a divulgação inicial, começamos a ver tentativas de exploração em massa na web”, completou.

As tentativas de ataque vieram de várias fontes, e os primeiros atingidos foram alguns dos sites Joomla mais populares. Mas, depois disso, os atacantes pararam de discriminar e se concentraram em todos os sites vulneráveis que poderiam ser encontrados.

Se você é um administrador de site Joomla, verifique o dashboard do site em relação a novas contas de usuário que você não se lembra de ter configurado. Se você encontrar algumas, é hora de fazer uma limpeza e implementar a atualização.

Com informações de Help Net Security