DevSecOps

30 set, 2014

Linux Foundation cria projeto para ampliar a adoção de produtos de código aberto

Publicidade

A Linux Foundation, organização sem fins lucrativos dedicada ao Linux e ao desenvolvimento colaborativo, anunciou hoje a criação do projeto Open Platform for NFV, que será uma plataforma de código aberto altamente confiável e integrada, e terá o objetivo de acelerar a adoção de novos produtos e serviços na área.

De acordo com Jim Zemlin, diretor executivo da Linux Foundation, a iniciativa vai reunir fornecedores, provedores de nuvem e de infraestrutura, desenvolvedores e usuários para definir um novo tipo de plataforma de referência para a indústria, integrando blocos de construção de código aberto existentes com novos componentes e testes que aceleram o desenvolvimento e a implantação de NFV.

Network Functions Virtualization (NFV) e Software-Defined Networking (SDN) fazem parte da mudança global da indústria em direção de redes e aplicação de virtualização. É esperado que eles, juntos, mudem dramaticamente o cenário de redes, permitindo que provedores entreguem novos serviços para seus clientes de forma mais rápida, ao mesmo tempo em que reduzem os gastos operacionais e de capital. Essas tecnologias levam as capacidades e os benefícios de cloud computing e Tecnologia da Informação (TI) para a indústria telecom, permitindo novos níveis de flexibilidade e crescimento de oportunidades de negócios para os provedores.

Os objetivos iniciais do projeto são: desenvolver uma plataforma open source integrada e testada que possa ser usada para investigar e demonstrar as funcionalidades principais do NFV; incluir uma participação proativa de usuários finais líderes para validarem que o OPNFV se adequa às necessidades da comunidade de usuários finais; contribuir e participar de projetos open source relevantes que serão alavancados pela plataforma de referência do OPNFV; estabelecer um ecossistema open source para soluções NFV baseadas em padrões abertos e em software livre; e promover o OPNFV como a plataforma open source de referência.

É esperado que o projeto aumente desempenho e eficiência energética, melhore a confiabilidade, a disponibilidade e a facilidade de manutenção, e entregue uma instrumentalização abrangente da plataforma. O escopo inicial da OPNFV se concentrará na construção de infraestrutura NFV (NFVI) e Virtualized Infrastructure Management (VIM), alavancando componentes open source existentes onde for possível.

A iniciativa vai licenciar novos componentes sob a Apache License 2.0 e vai trabalhar dentro dos requerimentos de licenciamento de projetos upstream para contribuir com códigos nesses projetos. Ela será governada por um conselho diretor chamado de Board of Directors and Technical Steering Committee (TSC), que será formado por representantes das empresas-membros e estabelecerá as diretrizes e o escopo do projeto, além de governança técnica e liderança.

Entre as empresas que já fazem parte do projeto estão: AT&T, Brocade, China Mobile, Cisco, Dell, Ericsson, HP, Huawei, IBM, Intel, Juniper Networks, NEC, Nokia Networks, NTT DOCOMO, Red Hat, Telecom Italia e Vodafone.

Com informações de Linux Foundation