Carreira Dev

12 mar, 2014

Linux está presente em 41% das empresas brasileiras de TI

Publicidade

De acordo com o Censo do Setor de TI desenvolvido pela Assespro Nacional em cooperação com a ALETI (Associação das empresas de TI da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha), o Linux é usado como plataforma tecnológica em 41% das empresas de Tecnologia da Informação do Brasil.

linux

A Microsoft é a única família de sistemas operacionais que supera o Linux, com mais de 50% do mercado. A Apple e outros sistemas operacionais para dispositivos móveis completam os sistemas operacionais usados no setor.

Na comparação do Linux com os demais países cobertos pelo estudo, o Brasil apresenta índices bem inferiores aos de outras regiões. Na Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai, o software está em 58% das empresas – apenas na Península Ibérica (Portugal e Espanha) o índice de utilização é semelhante ao do Brasil.

“Após mais de uma década de políticas públicas de fomento ao software livre por parte do governo, esses dados indicam que os resultados obtidos no setor privado de TI são inferiores ao de outros países onde essas políticas não foram implementadas, o que serve de alerta em relação à eficácia delas”, comenta Roberto Carlos Mayer, presidente da ALETI e vice-presidente de Relações Públicas da Assespro Nacional.

Outro dado revelado pelo levantamento é que enquanto no Brasil 38% das empresas afirmam usar tecnologia aberta em seus processos internos com frequência ou de forma contínua, esse índice é de 55% nos países do Cone Sul e na Península Ibérica.

A diferença é maior na disponibilização da tecnologia das empresas no modelo aberto: enquanto no Brasil essa prática é comum em apenas 9% das empresas, no Cone Sul o índice chega a 22%, e na Península Ibérica a 28%.

O Censo ALETI foi realizado com 849 empresas de Tecnologia da Informação de 17 países membros da federação, incluindo América Latina, Caribe, Portugal e Espanha.

Com informações de Olhar Digital