DevSecOps

5 out, 2016

Linus Torvalds admite bug no Linux 4.8 que pode comprometer kernel

Publicidade

No início desta semana, Linus Torvalds deu ao mundo o Linux 4.8, mas agora parece que ele gostaria de não tê-lo feito, já que foi detectado um código que, segundo ele, pode “matar o kernel”.

Quando Torvalds anunciou o Linux 4.8 no domingo, ele disse que a versão final adicionou “algumas correções de escalonamento desde o rc8”. Mas, na terça-feira, ele voltou à lista de e-mails do Linux para se desculpar sobre o fato de uma correção de bug ter dado errado. “Peço desculpas por ter aplicado as correções enviadas pelo Andrew [Morton] antes de liberar a versão 4.8, pois essas porcarias estão causando problemas”. De acordo com ele, a correção foi pior que o bug em si, pois “o bug original jamais colocou o sistema em perigo”.

A “porcaria” em questão é uma tentativa de corrigir um bug que está presente no Linux desde a versão 3.15.

Torvalds não está feliz com colaborador do kernel Andrew Morton, que vem debugando o kernel do Linux com práticas consideradas perigosas pelo seu criador. Sobre isso, Torvalds esbravejou: “Já alertei inúmeras vezes as pessoas que usam o BUG_ON() para debugar. Por que raios insistem em fazer isso?”. “Desculpem-me por estar furioso, mas é que as pessoas continuam insistindo nessa porcaria nos últimos 15 anos”.

Morton reconheceu as falhas cometidas, mas se defendeu alegando que não tem motivos para querer prejudicar o Linux e que jamais faria isso intencionalmente.

A versão 4.8 do kernel traz features como suporte para HDMI CEC, tornando o Linux capaz de controlar dispositivos HDMI encadeados com um único controle remoto; Hardened Usercopy Protection para proteger o conteúdo que vai para o espaço do usuário; suporte para Raspberry Pi 3 e para touchscreen em dispositivos Microsoft Surface.

O kernel pode ser baixado neste link.

Com informações de The Register