Um estudo recente da consultoria comScore revelou os hábitos dos brasileiros nas redes sociais.
Com dados de fevereiro, o levantamento “2014 Brazil Digital Future in Focus” mostrou que os brasileiros passam 46 minutos no Facebook por dia, enquanto os internautas de México e Argentina juntos somam 44,7 minutos na rede. Por mês, os brasileiros passam 12,9 horas curtindo e compartilhando postagens de seus amigos em redes sociais, mais do que o dobro do período médio do resto do mundo, de 5,7 horas.
O Facebook continua sendo a rede social mais utilizada no país, mas a segunda posição mudou de mãos: o Twitter perdeu o posto para o LinkedIn.
A rede social de contatos profissionais tem 11,8 milhões de visitas únicas, enquanto o Twitter possui 11,3 milhões. O Facebook ainda é de longe a maior rede social do país, com 65,9 milhões de visitantes únicos. Completam a lista Tumblr (7,9 milhões), Ask.fm (5 milhões), Orkut, do Google (4,8 milhões), Badoo (3,1 milhões) e Yahoo Profile (2,7 milhões).
De acordo com a comScore, os jovens se concentram no site de perguntas e respostas Aks.fm. A média de idade dos usuários do serviço é a menor de todas, de 21 anos. A do Yahoo Profile é a maior, de 38anos. As outras são: Facebook (30,2 anos), LinkdedIn (32,9 anos), Twitter (27 anos), Tumblr (24,8 anos), Orkut (30,4 anos) e Badoo (34,7 anos).
Em relação à dedicação a sites desse gênero, a predominância do Facebook é enorme: do tempo usado para navegar em redes social, 97,8% são gastos checando as atualizações, fotos dos amigos e outras postagens no Facebook. O Twitter fica com 0,7% do tempo com mídias sociais, o Tumblr, com 0,6%, o Ask.fm, com 0,5%, o Orkut, com 0,3%, e o LinkedIn, com 0,2%.
O maior tempo gasto em redes sociais ocorre porque os internautas brasileiros passam mais tempo na rede. Enquanto a média global é de 22,7 horas por mês, no Brasil, o comum é acessar a rede mensalmente por 29,7 horas.
Além disso, o país possui a quinta maior audiência online, com 68 milhões de visitantes únicos, o que representa 40% de toda a população conectada na América Latina. China, EUA, Índia e Japão são, nessa ordem, os quatro maiores países online. Rússia, Alemanha, França, Reino Unido e Itália completam o top 10.
Com informações de G1