Carreira Dev

29 mai, 2014

LinkedIn se torna segunda rede social mais usada no Brasil

Publicidade

Um estudo recente da consultoria comScore revelou os hábitos dos brasileiros nas redes sociais.

Com dados de fevereiro, o levantamento “2014 Brazil Digital Future in Focus” mostrou que os brasileiros passam 46 minutos no Facebook por dia, enquanto os internautas de México e Argentina juntos somam 44,7 minutos na rede. Por mês, os brasileiros passam 12,9 horas curtindo e compartilhando postagens de seus amigos em redes sociais, mais do que o dobro do período médio do resto do mundo, de 5,7 horas.

O Facebook continua sendo a rede social mais utilizada no país, mas a segunda posição mudou de mãos: o Twitter perdeu o posto para o LinkedIn.

A rede social de contatos profissionais tem 11,8 milhões de visitas únicas, enquanto o Twitter possui 11,3 milhões. O Facebook ainda é de longe a maior rede social do país, com 65,9 milhões de visitantes únicos. Completam a lista Tumblr (7,9 milhões), Ask.fm (5 milhões), Orkut, do Google (4,8 milhões), Badoo (3,1 milhões) e Yahoo Profile (2,7 milhões).

De acordo com a comScore, os jovens se concentram no site de perguntas e respostas Aks.fm. A média de idade dos usuários do serviço é a menor de todas, de 21 anos. A do Yahoo Profile é a maior, de 38anos. As outras são: Facebook (30,2 anos), LinkdedIn (32,9 anos), Twitter (27 anos), Tumblr (24,8 anos), Orkut (30,4 anos) e Badoo (34,7 anos).

Em relação à dedicação a sites desse gênero, a predominância do Facebook é enorme: do tempo usado para navegar em redes social, 97,8% são gastos checando as atualizações, fotos dos amigos e outras postagens no Facebook. O Twitter fica com 0,7% do tempo com mídias sociais, o Tumblr, com 0,6%, o Ask.fm, com 0,5%, o Orkut, com 0,3%, e o LinkedIn, com 0,2%.

O maior tempo gasto em redes sociais ocorre porque os internautas brasileiros passam mais tempo na rede. Enquanto a média global é de 22,7 horas por mês, no Brasil, o comum é acessar a rede mensalmente por 29,7 horas.

Além disso, o país possui a quinta maior audiência online, com 68 milhões de visitantes únicos, o que representa 40% de toda a população conectada na América Latina. China, EUA, Índia e Japão são, nessa ordem, os quatro maiores países online. Rússia, Alemanha, França, Reino Unido e Itália completam o top 10.

Com informações de G1