Back-End

30 ago, 2016

Linguagem C registra queda de popularidade no Índice TIOBE

Publicidade

O Índice TIOBE, um recurso altamente considerado para o ranking da popularidade de linguagens de programação, pode ajudar você a descobrir as habilidades que deve aprender se quer uma carreira em tecnologia. Ele lista a popularidade das linguagens de programação de acordo com uma rigorosa avaliação dos resultados de cada uma delas em diversos sites de busca.

Segundo a atualização do índice referente ao mês de agosto, a lendária linguagem C, criada em 1972 e ainda amplamente usada, está sendo deixada pra trás à medida que grande parte do desenvolvimento de software está sendo feita na web ou nos smartphones.

“A linguagem de programação C tem uma pontuação de 11,303%, que representa sua pontuação mais baixa desde que começamos o Índice TIOBE em 2001”, escreveu Paul Jansen, que administra o Índice.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/de-acordo-com-indice-tiobe-de-novembro-java-esta-mais-uma-vez-acima-de-20/?trace=824205206&source=news-search,https://imasters.com.br/noticia/indice-tiobe-de-janeiro-e-divulgado-e-java-foi-a-linguagem-de-2015/?trace=824205206&source=news-search]

No geral, o C ainda está indo muito bem. Pelos cálculos do TIOBE, ele ainda é a segunda linguagem de programação mais popular no mundo, atrás apenas do Java, que é amplamente utilizado em aplicativos Android e no desenvolvimento de software de negócios.

No entanto, pela contagem do Índice, esse poderia ser um sinal das coisas que estão por vir, com o C um “pouco atrasado” em meio a grandes mudanças no cenário da tecnologia.

Ao longo dos anos, o Java evoluiu – ele foi originalmente concebido como um sistema operacional para TVs inteligentes, que eventualmente se tornou imensamente popular pela sua estabilidade sólida, mesmo durante a era smartphone.

Enquanto isso, o C manteve-se, em grande parte, do mesmo jeito, principalmente porque a linguagem foi desenvolvida para se tornar cada vez mais ágil, e não para ter mais funções. Embora o C ainda esteja sendo desenvolvido ativamente, é possível que os programadores estejam achando a linguagem cada vez menos adequada para seus projetos do dia a dia, à medida que o tempo passa e a computação continua a mudar.

E o C++, um desdobramento do C defendida por Microsoft e Intel, já representa as mudanças que o C teria que fazer para permanecer relevante. Como o Índice TIOBE observa, se o C colocar os recursos do C++, se tornaria apenas C++, ou seja, redundante.

Finalmente, o Índice TIOBE observa que, ao contrário da maioria dos outras principais linguagens de programação, o C não possui atualmente um grande patrocinador corporativo. A Oracle ganha dinheiro com o Java, e a Apple estimula o uso de Swift e Objective-C na construção de aplicativos para iPhone, por exemplo. Mas nenhuma grande empresa de tecnologia está apoiando ativamente o C, o que também contribui para a queda de sua popularidade.

Com informações de Business Insider