Desenvolvimento

27 jul, 2015

Líder de Comunicação do iMasters é embaixador do Programaê!, projeto que une jovens e programação

Publicidade

Lançado em 2014, o Programaê!, fruto da parceria entre a Fundação Lemann e a Fundação Telefônica Vivo, é um movimento que reúne alunos, professores e pais para aproximar a programação de jovens de todo o Brasil. Os idealizadores acreditam que a tecnologia tem um poder transformador incrível. Usá-la para a educação pode fazer a diferença para muita gente.

Edson Mackeenzy, Líder de Comunicação do Grupo iMasters , é embaixador do projeto e destaca a importância da iniciativa: “ O uso de tecnologia é tão transparente que não nos damos conta que estamos lidando com maquinas do momento que acordamos ao momento que configuramos o despertador. Aprender sua logica de funcionamento e programação ainda na juventude vai empoderar toda uma geração”.

programae

De acordo com Lucas Machado, coordenador do programa na Fundação Lemann, disponibilizar recursos para melhorar a vida dos jovens e para impactar positivamente a sociedade é uma tendência mundial e, no Programaê!, isso é feito de forma muito consistente, com o uso das melhores práticas a serem aplicadas.

A meta para 2015 é impactar 10 milhões de pessoas com a campanha #EuCrioMeuMundo, elaborada pela agência Pólvora. Serão várias ações integradas, online e offline, estimulando a interação entre os usuários e direcionando para a nova plataforma do site. Na grade de eventos do projeto, estão previstas atividades com personalidades influentes nas redes sociais. Espera-se capacitar mais de 60 mil jovens pela plataforma até dezembro deste ano.

O Programaê! já foi implementado em escolas públicas de São José dos Campos (SP), Itaquaquecetuba (SP), Bombinhas (SC), Duque de Caxias (RJ) e Elisiário (SP). Para este ano, a ideia é escalar e aprender com o piloto nas escolas e lançar uma nova plataforma/experiência para o usuário. De março de 2014 a junho de 2015, aproximadamente 162 mil usuários já utilizaram a plataforma de ensino, dos quais 22,5% em São Paulo, 10,6% no Rio de Janeiro, 6,4% em Belo Horizonte e em outras localidades como: Distrito Federal, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Salvador e Recife.

Os conteúdos podem ser acessados online por qualquer pessoa, inclusive com disponibilidade de programas inteiros de aulas para ser usado por educadores. “Também auxiliamos voluntários a criarem clubes de código com escolas locais por meio da Code Club Brasil, um de nossos parceiros. Além disso, temos laboratórios do Programaê! em escolas públicas que se inscrevem através de um edital da Fundação Lemann”, complementou Lucas Machado.

Atualmente, o Programaê! conta com oito parceiros de conteúdo: Codecademy, Code.org, Khan Academy (currículo de Ciência da Computação), Scratch, Fábrica de Aplicativos, Proggy, Ano do Código e #NaReal. Os cursos mais procurados são de Web – HTML/CSS e JavaScript.