DevSecOps

30 jul, 2014

LibreOffice 4.3 está disponível para download

Publicidade

A Document Foundation anunciou o LibreOffice 4.3, o oitavo lançamento da suíte office livre.

LibreOffice

A nova versão traz várias melhorias e novas funcionalidades:

  • Interoperabilidade de Documentos: suporte para OOXML Strict, melhorias na parte gráfica do OOXML (DrawingML, fontes temáticas, preservação dos estilos de desenho e atributos), incorporação de arquivos OOXML dentro de outro arquivo OOXML, suporte para 30 novas funções do Excel, planilhas e banco de dados do MSWorks, e formatos de arquivos legados do Mac, como o ClarisWorks, ClarisResolve, MacWorks e SuperPaint.
  • Gerenciamento de comentários: Os comentários podem agora serem impressos na margem do documento e podem ser formatados, além de exportados e importados – em documentos ODF, DOC, OOXML e RTF, para aumentar a produtividade e atingir uma colaboração mais efetiva.
  • Planilhas mais intuitivas: O Calc agora permite executar muitas tarefas mais intuitivamente, graças ao destaque inteligente das células nas fórmulas, à exibição do número de linhas e colunas selecionadas na barra de status, à capacidade de iniciar a edição de uma célula com o conteúdo da célula acima, e aos modelos de conversão de texto selecionáveis pelo usuário.
  • Modelos 3D no Impress: Há suporte para modelos 3D animados no novo padrão aberto glTF, bem como o suporte inicial para arquivos Collada e kmz, disponíveis no Google Warehouse, para acrescentar um visual novo e animações nas palestras (por enquanto, o suporte desse recurso é no Windows e no Linux).
  • Visual natural no MacOS X: O plano de fundo das barras de ferramentas agora é calculado nativamente no OSX, o que oferece um visual natural.

O LibreOffice 4.3 também suporta parágrafos “monstros”, que excedem 65 mil caracteres – um exemplo de um bug antigo de 11 anos que finalmente pôde ser resolvido com a modernização do código fonte do LibreOffice.

Além disso, a acessibilidade melhorou bastante e se tornou padrão com a incorporação definitiva do framework iAccessible2 da IBM.

A lista completa de novidades e melhorias está nesta página. O LibreOffice 4.3.0 e o LibreOffice 4.2.6 estão disponíveis para download aqui.

Com informações de LibreOffice Brasil Blog