Back-End

16 jan, 2017

Lambdascript, ainda em alpha, leva programação funcional ao Python

Publicidade

Lambdascript é uma linguagem funcional pura, construida sobre Python 3, que oferece uma ponte entre Python e programação funcional.

Com forte influência de Haskell, a linguagem utiliza várias features do Python, e se beneficia de módulos escritos em Python, de acordo com a página no GitHub do projeto.

De acordo com a documentação oficial, quando uma versão pública for lançada, será possível compilar módulos muito bem escritos para uso em programas de Python puro, ou mesmo em programas em Lambdascript. Atualmente, Lambdascript está em estágio alpha.

Feita para funcionar em implementações com CPython3 ou PyPy3, a nova linguagem enfatiza a programação literal, com um programa completo sendo o documento Markdown e a ligação léxica em cada bloco de código no documento. O suporte de tail-recursion é destaque junto com o curry de funções. Pyhton puro pode ser embedado no documento Markdown ao usar código delimitado e indicar pyhton como a linguagem do bloco. Qualquer outro bloco de código será interpretado como lambdascript.

Python tem se tornado o objeto de diversas experiências, com muitos esforços para transpô-lo eo JavaScript. Outros projetos já foram lançados para melhorar a performance da linguagem, como o Grumpy, anunciado recentemente pelo Google e que transpõe Python em Go.
Com informações de http://www.infoworld.com/article/3156548/application-development/lambdascript-adds-functional-programming-to-python.hmtl