Carreira Dev

14 abr, 2016

Laboratório colaborativo multissetorial de Internet das Coisas é lançado em Campinas

Publicidade

Baita Aceleradora, CI&T, Icaro Tech e MATERA Systems, por meio do núcleo Softex Campinas, lançaram o TeN – Tech Experience Network. O objetivo é transformar em realidade projetos de Internet das Coisas (IoT) de forma massiva, unindo grandes corporações, startups, empresas de tecnologia, makers, pesquisadores, agências e profissionais de diversas áreas em um ambiente de experimentação, orientado a gerar transformação de negócios.

“Essa rede vai unir áreas diversas como engenharias, marketing, química, biologia, dentre outras, gerando resultados inovadores. O espaço em Campinas, primeiro da rede, contará com toda a infraestrutura para o desenvolvimento de projetos, por meio de um modelo que reduz riscos de investimento e promove a aceleração do ciclo de inovação”, explicou Edvar Pera Junior, diretor do Núcleo Softex Campinas e um dos coordenadores da rede.

Localizado no polo tecnológico de Campinas, a participação de empresas no TeN se dará por três formas:

  • Coordenadoras – investidoras e responsáveis por propor e gerenciar os desafios;
  • Conectadas – empresas, centros de P&D, startups ou universidades que tenham interesse em participar dos desafios lançados e que podem utilizar o espaço aberto para isso;
  • Clientes – aquelas que têm um desafio que pode ser trabalhado na rede do TeN.

Haverá ainda a participação de empresas parceiras, que serão fornecedoras de tecnologias, ferramentas e treinamentos que viabilizam o desenvolvimento de experimentos, ou disseminam conhecimento em IoT.

“Toda a estrutura física, insumos, tecnologias e ferramentas também serão disponibilizados para startups, pequenas empresas e pessoas físicas como pesquisadores, alunos e experts para realizar atividades de aprendizado e aplicação de seus conhecimentos na busca de soluções para os desafios. O modelo em que o TeN foi criado deve potencializar a abertura de oportunidades de empregos, desenvolvimento de startups e negócios baseados no uso de IoT como um diferencial à solução de problemas ou desenvolvimento de produtos”, acrescentou Junior.

[awprm urls=https://imasters.com.br/midia-e-marketing-digital/internet-das-coisas-iot-custo-zero/,https://imasters.com.br/gerencia-de-ti/tendencias/internet-das-coisas-traz-novos-desafios-de-disponibilidade-de-dados/]

Estão confirmadas como empresas conectadas ou parceiras do TeN a Agência de Inovação Inova Unicamp, DEV Tecnologia, IMA – Informática de Municípios Associados, Liga Empreendedora da Unicamp, Embarcados, Solvian,  Sensedia, IBM e Telit. Outras 15 empresas deverão se juntar ao TeN em breve. Pelo site www.ten.org.br  é possível realizar o cadastro de empresas, profissionais, estudantes e pesquisadores para fazer parte da rede.