DevSecOps

18 ago, 2016

KingHost passa a oferecer suporte a stack MEAN

Publicidade

O MongoDB é um banco de dados open source e orientado a documentos, que foi projetado para o desenvolvimento ágil e escalável de diversos tipos de aplicações. Grandes empresas, como Facebook, Google e Adobe fazem uso dele devido suas vantagens.

Em vez de usar armazenamento de dados em tabelas e linhas, como seria feito com um banco de dados relacional, no MongoDB os documentos são guardados no formato JSON, sem esquemas de dados predefinidos. O MongoDB combina as capacidades críticas dos bancos de dados tradicionais com a inovação dos bancos de dados modernos, fornecendo, se comparado a outros sistemas NoSQL, um ambiente com possibilidades mais sofisticadas de interação com os dados. Usando BSON (binário JSON), os desenvolvedores podem mapear facilmente linguagens modernas orientadas a objetos sem a camada ORM. Este novo modelo de dados simplifica a codificação de forma significativa, e também melhora o desempenho ao agrupar dados relevantes internamente.

O MongoDB é parte importante da MEAN,  acrônimo para quatro partes de um boilerplate de desenvolvimento que está com uso em alta atualmente:

  • MongoDB como banco de dados
  • Express como framework web
  • Angular.JS como o framework front-end
  • Node.js como a plataforma do lado do servidor

Uma das grandes vantagens do MEAN em relação ao combo de desenvolvimento LAMP (Linux, Apache, MySQL e PHP) é o uso de uma única linguagem para lidar tanto com o back-end quanto com o front-end da sua aplicação: o Java Script.  Joris Bredow, Gerente de TI na KingHost, pondera: “Um dos grandes benefícios da stack MEAN é que ela cuida dos pontos de ligação entre alguns dos frameworks mais populares e avançados do momento, resolvendo problemas de integração comuns. Dois fatos tornam esse boilerplate ideal para quem busca facilidade de implementação, colaboração e aprendizado: a comunidade ativa e o uso do JavaScript como linguagem única”. Outro grande benefício é a rapidez, proporcionada pelo uso conjunto do Node.JS (JavaScript do lado do servidor, I/O assíncrono e orientado a eventos) com as especificidades já citadas do MongoDB.

[awprm urls=https://imasters.com.br/desenvolvimento/melhora-de-desempenho-do-mongodb-com-dex/,https://imasters.com.br/banco-de-dados/mongodb/mongodb-com-suporte-joins/]

Para quem quiser testar a solução, uma boa saída é a utilização do Mongoose, uma biblioteca Node.js simples e direta, baseada em esquema para modelar os dados do seu aplicativo.

A partir de agora, a stack MEAN pode ser utilizada na KingHost, contando com a segurança proporcionada pelo banco de dados (MongoDB) e a plataforma de desenvolvimento (Node.JS) seguramente integrados no ambiente de hospedagem.