DevSecOps

29 set, 2016

Kaspersky Lab apresenta primeiro Índice de Segurança Cibernética

Publicidade

Nesta semana, a Kaspersky Lab lançou o Kaspersky Cybersecurity Index (Índice de Segurança Cibernética Kaspersky), o primeiro referencial global que mede os níveis atuais de ameaças virtuais que os usuários da Internet enfrentam.

Regularmente, a Kaspersky Lab trabalha em parceria com a B2B International na realização de pesquisas online de grande escala em diversos países, a fim de avaliar o comportamento dos usuários na Internet, sejam suas preocupações, problemas enfrentados e como se defendem de possíveis ameaças – e o Índice de Segurança Cibernética Kaspersky baseia-se nesses milhares de dados coletados globalmente.

O referencial associa três indicadores principais, medidos a cada seis meses, que fornecem as informações necessárias para monitorar o grau de perigo ao qual o usuário está sujeito. São eles:

  • Indicador Concerned (Preocupados): mostra a porcentagem de pessoas que acreditam que podem ser vítimas de um ataque virtual. Ele reflete o grau de compreensão dos usuários em relação ao perigo a que são expostos.
  • Indicador Affected (Afetados): identifica quantas pessoas realmente já foram vítimas de ataques virtuais durante o período relatado; por exemplo, que tiveram vazamento de dados ou sofreram extorsão online.
  • Indicador Protected (Protegidos): mostra o número de usuários que instalaram uma solução de segurança em seus dispositivos conectados. Esse é o número médio de todos os equipamentos usados, incluindo computadores e aparelhos móveis.

O Índice de Segurança Cibernética (descrito como 21–29–60) é formado a partir de uma pesquisa detalhada realizada em agosto de deste ano em 21 países do mundo todo. De acordo com os dados, 21% dos usuários acreditam sofrer alguma ameaça online. Ao mesmo tempo, 29% dos usuários já foram vítima de golpes de criminosos virtuais (por exemplo, 8% tiveram suas contas sequestradas e 22% tiveram seus dispositivos infectados por malware). Contudo, apenas 60% dos usuários instalaram soluções de segurança em todos os dispositivos que utilizam para acessar a Internet. O Índice demonstra que, atualmente, muitos usuários subestimam as ameaças cibernéticas, mesmo depois de enfrentá-las, o que pode continuar afetando sua segurança.

[awprm urls=https://imasters.com.br/desenvolvimento/modernizando-interacoes-oauth-em-apps-nativos-para-melhor-usabilidade-e-seguranca/?trace=1519021197&source=search,https://imasters.com.br/infra/seguranca/seguranca-e-fator-critico-para-compliance-da-informacao/?trace=1519021197&source=search]

No Brasil, é possível identificar que 62% da população se consideram protegidos, enquanto 41% se enquadram no perfil atacado e 21% estão no indicador preocupado. Esses números foram obtidos sem especificar idade e sexo. O índice de cibersegurança também oferece informação sobre os dispositivos e atividades preferidos pelos brasileiros, bem como o tipo de ciberameaça que eles estão enfrentando.

Para saber mais sobre o índice, ver os indicadores para diferentes países, faixas etárias e sexos, além de conhecer melhor o comportamento dos usuários online, visite http://index.kaspersky.com (por enquanto, somente em inglês).