Tecnologia

19 out, 2016

Jovens desenvolvem espelho interativo que oferece informações relevantes de forma simples

Publicidade

Alunos do último ano de Engenharia de Controle e Automação, do Instituto Mauá de Tecnologia, desenvolveram um projeto para a conclusão de curso com base no conceito de Internet das Coisas, que vem despontando nos últimos anos como uma nova fase para a Internet e uma nova era para a tecnologia.

Observa-se no cenário atual um grande crescimento da quantidade de objetos smart (conectados à Internet), interagindo com os usuários e se comunicando entre si. O objetivo dos alunos foi desenvolver um espelho inteligente, capaz de oferecer ao usuário acesso à informações relevantes ao seu dia a dia de forma simples e espontânea, dando a oportunidade de se informar enquanto executa outras tarefas em frente ao espelho.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/qualcomm-anuncia-novos-chips-snapdragon-para-internet-das-coisas/,https://imasters.com.br/tecnologia/o-futuro-da-internet-das-coisas-esta-na-padronizacao-de-seus-protocolos/]

O dispositivo é capaz de apresentar informações como data, horário, clima, além de informações personalizadas para diferentes usuários via conexão com smartphone ou computador, como notificações de aplicativos, agenda, ou melhores rotas de trânsito. O sistema é controlado por um microcomputador (Raspberry Pi) que envia suas imagens para um monitor. Sua interação com o usuário se dá por meio de um sensor de movimento (Kinect), que reconhece movimentos básicos do usuário a fim de promover a interação.

unnamed-2

O espelho foi construído utilizando-se uma chapa de acrílico com uma película espelhada, responsável pelo efeito de reflexo e transparência, necessário para a projeção das informações vindas do monitor.

O resultado desse projeto poderá ser conferido pelo público no Instituto Mauá de Tecnologia, na Eureka, nos dias 27 a 29 de outubro, das 14h às 20h30, no campus de São Caetano do Sul.