DevSecOps

14 jul, 2014

Jogos digitais: graduação chega à universidade pública

Publicidade

O IFRJ já planeja a implantação do curso de graduação em Jogos Digitais, o primeiro da área a ser oferecido por uma instituição pública federal no Brasil. Aprovado pelo Conselho Superior no fim de junho, o curso será oferecido no campus Eng. Paulo de Frontin, no sul do Estado do Rio de Janeiro, possivelmente já no segundo semestre. A área de Jogos Digitais é emergente no Brasil e no mundo, sendo um dos mercados com maior faturamento e consumo. Estrategicamente, o curso será implantado no município de Eng. Paulo de Frontin, distante aproximadamente 90 km da capital. O município se destaca como localidade produtora de softwares, jogos digitais e tecnologias da informação e da comunicação.

O diretor do campus Eng. Paulo de Frontin, Rodney Albuquerque, destaca que este curso, além de ser o primeiro curso de CST em Jogos Digitais de toda a rede federal de ensino no país, será também o primeiro curso de audiovisual do IFRJ. Segundo ele, apesar de pesquisas apontarem o Brasil como o 4º maior mercado consumidor global de jogos digitais, o país ainda se encontra na primeira infância quando observa a produção dessa tecnologia. “Para mudar este quadro precisamos formar profissionais, para que, ao invés de exportar nossos poucos artistas do universo digital, possamos retê-los, aumentando e diversificando não apenas nosso mercado doméstico, mas fortalecendo nossa pauta de exportação de produtos e serviços nesta área da economia”, observa Rodney.

O campus Eng. Paulo de Frontin tem hoje como um de seus principais focos o já consolidado curso Técnico em Informática para Internet. Uma das consequências do novo curso é a perspectiva de verticalidade, isto é, a expectativa de um aluno entrar no campus por um dos cursos FIC (por exemplo, Operador de Computador ou Manutenção de Computador), passar pelo curso Técnico em Informática para Internet e continuar seus estudos no mesmo eixo, em um Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais. Para Rodney Albuquerque, o novo curso de graduação deve posicionar o campus de maneira diferente, tanto regional quanto nacionalmente. Como a oferta de ensino superior na região Centro-Sul Fluminense ainda é escassa, o impacto da novidade tende a ser bem positivo.

“Talvez quem esteja na região metropolitana faça ideia, mas não consiga ter a precisa dimensão do que isto significa, pois coloca a autoestima da população de nossa região e de nossa comunidade acadêmica para cima. É um curso muito esperado por nossos alunos”, afirma o diretor, que prevê a chegada de estudantes de outros estados para estudar no campus.

O design curricular do curso de Jogos Digitais foi minuciosamente planejado mediante realização de audiências públicas, visitas a universidades que disponibilizam o curso e intenso diálogo com os segmentos produtivos. Cada um dos seis períodos letivos será centrado em uma temática: Jogos em 2D, Jogos em 3D, Jogos em Rede, Jogos para Consoles, Jogos para Dispositivos Móveis e Jogos para TV Digital. Ao final do curso o estudante será diplomado Tecnólogo em Jogos Digitais, estando apto a prosseguir seus estudos em nível de pós-graduação e a ingressar no mercado de trabalho em diferentes segmentos da economia, atuando principalmente como Programador de Jogos Digitais, Game Designer, Artista Gráfico ou, ainda, Músico Digital.

Segundo Rodney Albuquerque, o curso é também pensado na formação do empreendedor em games, e será preciso pensar em ações para encubar, no campus, empresas dos alunos e egressos para reforçar a estratégia de indução de APL (Arranjo Produtivo Local), como forma de reter a inteligência gerada e estimular a economia local.

O campus possui todas as condições necessárias para o desenvolvimento de um curso de alto nível, contando com corpo docente especializado e experiente no segmento, laboratórios (Oficina de Criação, Laboratório de Informática I e II, Laboratório de Arquitetura de Computadores entre outros), biblioteca com acervo especializado e atual (mais de 2.000 títulos, a maioria específicos), auditório e demais recursos. Inicialmente o curso será ofertado no turno matutino, com 35 vagas por semestre. A primeira seleção, prevista para 2014/II, será realizada através de processo seletivo especial, mediante nota do ENEM. Em breve será divulgado o edital.

Com informações de Convergência Digital