DevSecOps

30 jun, 2016

Jigsaw agora é um ransomware e ameaça expor todos de suas vítimas

Publicidade

Ransomware é vírus “sequestrador”, que costuma cobra ruma recompensa para devolver o acesso a todos os arquivos e dados do usuário, que estão no computador infectado. Mas uma nova modalidade é do vírus parece ser ainda pior: além de querer uma recompensa, ela ameaça expor todas as suas informações para seus contatos, apostando no temor que a vítima possa ter de ver sua intimidade exposta. O nome da novidade é Jigsaw, como na série de filmes “Jogos Mortais”.

Assim, como se a infecção não fosse o bastante, o malware ainda provoca a vítima, para que ela pague antes que seus segredos sejam espalhados por aí. Do ponto de vista do cibercrime, a ameaça é inteligente porque dá um incentivo para que o usuário pague mesmo se ele tiver um backup.

jigsaw

“Más notícias! Eu sou um ransomware com as seguintes funções avançadas:
Encriptando todos os seus dados.
Coletando seus logins, contatos, eMail, senhas, e histórico do Skype….. Feito!
Fazendo upload de tudo isso em um servidor…….. Feito!
Enviando uma cópia destes dados para TODOS os seus contatos…….. Pendente”

As primeiras versões do software malicioso exibiam a mensagem “Eu quero jogar um jogo com você”, e então prometia deletar apenas poucos arquivos nas primeiras 24 horas de infecção, algumas centenas no segundo dia, e milhares no terceiro enquanto a vítima não pagasse.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/anexos-de-e-mail-em-javascript-podem-ter-ransomware/,https://imasters.com.br/noticia/zcryptor-e-o-novo-ransomware-propagado-atraves-de-drives-removiveis/]

Para completar a ofensa, o vírus oferece suporte técnico online para que a vítima possa conversar com os cibercriminosos para obter instruções de como desbloquear os seus arquivos e como obter as bitcoins necessárias para fazer o pagamento.