Tecnologia

12 mar, 2014

Web completa 25 anos hoje

Publicidade

Hoje, a Web completa 25 anos. Ela foi criada por Tim Berners-Lee, que trabalhava em um laboratório da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), quando pensou em uma maneira fácil de acessar os arquivos de computadores interconectados.

web-25

Ele deu forma a essa ideia em um artigo publicado em 12 março de 1989, data adotada como a partida para o nascimento da “World Wide Web”. “Tim Berners-Lee propôs do nada, sem que alguém tivesse pedido, todo esse sistema de gestão de documentos”, e no início seus colegas o “ignoraram por completo”, afirmou à AFP Marc Weber, criador e curador do programa sobre a história da internet no Museu da História do Computador em Mountain View, Califórnia.

Berners-Lee conseguiu convencer o CERN a adotar o sistema depois de demonstrar sua utilidade compilando um anuário de laboratório em um índice online. Mas a batalha não estava ganha.

Os militares dos Estados Unidos começaram a estudar a ideia de conectar os computadores em redes na década de 1950, e em 1969 lançaram a Arpanet, precursora da atual internet.

Em um primeiro momento, a web tinha rivais como CompuServe e Minitel, mas elas eram pagas, enquanto o sistema de Berners-Lee permitia publicar conteúdo gratuitamente em máquinas conectadas à rede, disse Marc Weber.

O sistema contou com o apoio do vice-presidente Al Gore, e o lançamento em 1994 do site da Casa Branca foi um selo de aprovação.

Em seguida, a Internet começou a crescer espantosamente e gigantes como Google e Yahoo! nasceram como serviços para ajudar as pessoas a encontrar páginas interessantes. A possibilidade de acessar e baixar gratuitamente os arquivos na Internet transformou os modelos tradicionais de atividades como música, cinema e os meios de comunicação.

Um dos pilares da web é sua natureza igualitária e aberta, mas essa condição está ameaçada, adverte Jim Dempsey, vice-presidente a cargo de políticas públicas no Center for Democracy & Technology, com sede em Washington. “O problema é que se pode limitar a capacidade das pessoas para criticar o governo, ou criar uma internet de várias velocidades que seja mais difícil para os inovadores, os críticos ou os defensores dos direitos humanos alcançarem um público mundial”.

Nos Estados Unidos, os grandes provedores de acesso à Internet se atribuíram o direito de tratar de maneira preferencial alguns dados que circulam online. Os governos tentam diminuir a proteção de dados privados online e em alguns casos restringem a liberdade de acesso à rede com o bloqueio de páginas ou serviços.

Além disso, há a questão do acesso à web de bilhões de pessoas nos mercados emergentes, principalmente com o uso dos smartphones. “A web tem apenas meio caminho andado, e ainda não é mundial”, lembra Marc Weber.

Para comemorar os 25 anos da Web foi criado um site especial. Nas redes sociais, a hashtag #web25 está sendo usada para celebrar a data. Abaixo, está um vídeo gravado por Tim Berners-Lee para comemorar a data.

Com informações de G1