Desenvolvimento

22 out, 2016

InterCon 2016: As vantagens de usar middlewares na produção de áudio para games

Publicidade

Dando sequência às palestras do InterCon 2016 no Auditório Interface, Kaue Lemos, diretor de áudio da INSANE Games, falou sobre a importância do áudio no mundo dos games e como é necessário tratar deste tema em eventos voltados para desenvolvimento, porque,”ao contrário do que muitos devs pensam, áudio também é desenvolvimento”, instigou o palestrante.

Kaue começou apontando um fato que muitas pessoas não se atentam: “games têm um grande diferencial e, consequentemente, uma dificuldade, no jogo a gente não sabe o que vai acontecer. Não dá para a prever as ações do player”, lembrou. Para ele, é importante que se entenda que o sound design é desenvolvimento de áudio e que precisa acontecer do começo ao fim do projeto.

20161022_120432

O sound design de um game passa por algumas etapas:

  • Planejamento – antes, o planejamento ficava para o fim do projeto; mas isso compromete a qualidade final do produto. É nessa fase que se elabora mecânicas de áudio e os sistemas que precisam ser programados;
  • Documentação – assim como todo produto de tecnologia, o sound design precisa de documentação, porque são milhares de arquivos. Ela precisa ser elaborada e atualizada constantemente e do começo ao fim;
  • Produção – é a criação, gravação e edição do produto;
  • Implementação – a qualidade final do sound design depende desta parte, mais da produção. Não adianta fazer algo detalhista e bem planejado e produzido, se na hora de implementar, não se respeita o planejamento. Isso compromete o resultado final.

Mas tudo isso não é necessariamente um processo fácil, rápido, ou barato. Para facilitar a produção das empresas – principalmente das pequenas, existem as middleware, que é um programa de computador que faz a mediação entre software e demais aplicações. Elas fornecem diversas ferramentas que proporcionam uma otimização do tempo de programação, além do custo e de oferecer ferramentas que melhoram a qualidade do áudio. As duas middlewares mais famosas nessa área são a Fmod e a Wise.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/intercon-2016-twitter-ensina-como-construir-e-escalar-aplicacoes-multiplataforma/,https://imasters.com.br/noticia/intercon-2016-serveless-e-os-principios-de-um-novo-paradigma-de-arquitetura-de-apps/,https://imasters.com.br/noticia/biohack-desenvolvedores-corpo/,https://imasters.com.br/noticia/intercon-2016-desenvolvimento-para-experiencias-em-real-time-com-foco-na-segunda-tela/]

As vantagens de usar uma middleware

Para você entender, este é o processo de uma implementação:

engine > integração da middleware > produção dos eventos de áudio > build dos bancos de áudio > importação para engine > implementação dos eventos

Usando os middleware, essas são as vantagens:

  • Economia de linhas de código;
  • Não precisa se preocupar em disparar os eventos no tempo correto, porque o loop faz isso automaticamente;
  • Na randomizando, não é preciso criar um código a parte pra isso;
  • Modulação de pitch – é possível modular o pitch e sua velocidade em tempo real, pois esse sistema é nativo;
  • A própria engine calcula a probabilidade dos sons tocar no jogo;
  • Possibilidade e facilidade de integrar efeitos em tempo real se a necessidade de fazer um código especial para isso;
  • Facilidade para criação de parâmetro, sem necessidade de criar um código específico para isso;
  • Sincronização do áudio com o que acontece no jogo

vantagens

No palco ele apresentou um exemplo de sample que criou usando uma middleware, mostrando o quanto de código ele economizou ao usar o recurso. Mostrou também as diferenças na criação de som dependendo de várias características, como tipo de barulho que precisa ser reporduzido de acordo com solo pisado, como a pessoa se movo; ou localização e distância da pessoa que fala, com relação a quem escuta, por exemplo.

Kuae reforçou que o uso das middleware é basicamente para facilitar o processo, ajudar na produção e trazer uma qualidade maior para o produto final – que está cada vez mais em alta.

Continue acompanhando a cobertura do InterCon 2016 no Portal iMasters e nas nossas redes sociais (Facebook,Instagram e Twitter). Utilize a hashtag #InterCon2016.