Tecnologia

2 set, 2015

Intel tenta recuperar vendas de PCs com novos processadores

Publicidade

Ao longo dos próximos meses, a Intel lançará 48 novos processadores com seu design mais recente, conhecido como Skylake. A linha foi iniciada em agosto, quando a empresa lançou os processadores Core i5 6600K e i7 6700K, voltados para entusiastas do desempenho.

Os novos chips prometem, segundo a empresa, não apenas melhorar a performance mas também reduzir o consumo de energia de computadores, desde desktops de alta performance até notebooks super finos. Outros novos recursos dos processadores podem também dar aos PCs capacidades de reconhecimento facial.

20150805152235_660_420

Outra expectativa da empresa, segundo o Wall Street Journal, é que a nova série de chips também ajude a acelerar o mercado de computadores pessoais, que vem em queda nos anos recentes. Segundo o analista de mercado Patrick Moorhead, da empresa Moor Insights & Strategy, “o desempenho da Skylake determinaráo caminho futuro para a indústria de PCs”.

Mercado em queda

Um dos principais alvos da Intel são os mais de 500 milhões de PCs no mundo que já têm mais de 4 anos de uso. De acordo com Kirk Skaugen, vice-presidente sênior de vendas empresariais da intel, as máquinas que utilizarem os novos processadores da Intel serão duas vezes mais rápidas que esses computadores, e terão bateria com vida útil três vezes maior.

Além disso, como os novos processadores usam menos energia, os fabricantes poderão usar componentes de refrigeração e fontes menores. Com isso, as montadoras conseguirão produzir notebooks mais finos e mais leves, sem sacrificar potência.

As vendas de PCs vêm caindo há alguns anos, pois consumidores estão investindo também em tablets e smartphones. Em 2014, as vendas ainda aumentaram um pouco, em parte pela necessidade de atualização que a Microsoft provocou ao anunciar que iria deixar de oferecer suporte ao Windows XP.

Em 2015, porém, as vendas voltaram a cair: o segundo trimestre do ano mostrou uma queda de 12% em comparação ao mesmo período do ano passado. Essa redução, no entanto, pode ser atribuída a usuários que estavam esperando pela nova versão do Windows para comprar um computador.

***

Com informações de Olhar Digital