Tecnologia

27 ago, 2014

Intel lança o “menor modem 3G do mundo”

Publicidade

Nesta terça-feira, a Intel anunciou a chegada do “menor modem 3G do mundo”. A novidade faz parte dos investimentos da empresa em dispositivos vestíveis para o desenvolvimento da “Internet das Coisas”, que tem recebido bastante atenção por parte da companhia.

O modem é o XMM 6255, que tem apenas 300 mm² e trabalha com a tecnologia Intel Power Transceiver. Essa tecnologia garante um gerenciador de força e amplificador de potência. Isso significa que o modem funciona com a possibilidade de receber e transmitir funções em apenas um único chip. Para isso, o XMM 6255 conta com os componentes SMARTi UE2p e o X-Gold 625.

A Intel também trabalhou para que o pequeno equipamento tenha uma boa economia de energia, algo garantido pela empresa. Para isso, a companhia trabalhou em alguns recursos de gerenciamento de energia para o módulo SARA-U2, incluindo um conversor CC-CC PA.

66893.98349-Modem-3G-Intel

O resultado é “um modem menor que ajuda os fabricantes a minimizar os custos dos materiais, além de protegê-los contra superaquecimentos, picos de tensão e danos em condições difíceis de utilização”.

O desenvolvimento do modem XMM 6255 foi realizado para minimizar a dificuldade que algumas fabricantes possam vir a enfrentar para posicionar uma antena 3G convencional em pequenos dispositivos, como pulseiras, smartwatches e sensores residenciais, como aparelhos de segurança, culinária e outros que já existem e serão lançados no futuro.

“Dispositivos de tamanhos pequenos como um smartwatch ou um sensor podem não ter espaço suficiente para uma antena 3G de tamanho normal, o que pode afetar a qualidade da conectividade e confiabilidade”, afirmou a Intel. “O modem XMM 6255 é projetado especialmente para tais dispositivos e oferece uma grande conectividade 3G, mesmo com pequenas antenas não cumprindo as normas de tamanho e qualidade convencionais de telefonia móvel”.

A criação da Intel também fornece um bom desempenho de internet mesmo diante de locais que apresentam baixa frequência de sinal. As fabricantes interessadas já podem comprar o XMM 6255 para integrá-lo aos seus dispositivos.

***

Com informações de Canal Tech