Tecnologia

1 jul, 2014

Intel e FAPESP abrem inscrição para novos projetos em segurança para systems-on-a-chip

Publicidade

A Intel Brasil e a FAPESP abriram uma segunda rodada do seu edital para projetos de pesquisa em segurança para novos dispositivos da Internet das Coisas (IoT). A Chamada de Propostas integra ações de um acordo de cooperação, anunciado em fevereiro de 2013, que oferece recursos para apoio a projetos de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidos no Estado de São Paulo.As propostas podem ser apresentadas até 29 de agosto de 2014, seguindo os requisitos do edital disponível na página http://www.fapesp.br/8701.

A Chamada vai selecionar projetos de pesquisa sobre segurança em dispositivos SoC (systems on a chip), que evitem exploração de informações por canais colaterais (side-channel attack, em inglês), que exploram aspectos físicos de um sistema – como tempo de execução, consumo de energia do chip ou uso da rede sem fio – para decifrar senhas e ganhar acesso indevido aos dispositivos. As propostas devem oferecer soluções com desenvolvimento de técnicas de criptografia, protocolos de comunicação de dados e métodos de execução de software. As soluções devem aumentar os requisitos para um ataque por canal colateral em até 100 vezes, ou seja, tornar esse tipo de ataque praticamente impossível.

As soluções que interessam à Intel e à FAPESP precisam ser abrangentes, atendendo a dispositivos existentes e a outros que ainda serão desenvolvidos, além de ter pequeno impacto sobre o uso de energia, memória ou processamento do sistema.

Para participar da Chamada, a proposta deve ser submetida por pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa públicas ou privadas no Estado de São Paulo. O detalhamento das condições e restrições de elegibilidade está disponível em www.fapesp.br/pite.