Marketing Digital

9 dez, 2013

Instagram bate Facebook, Twitter e Google+ e se torna a melhor plataforma para marcas em 2013

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O Instragram se tornou a melhor plataforma para marcas, segundo um novo estudo que analisou as maiores plataformas sociais com fãs de mais de 25 anos: Instagram, Facebook, Twitter e Google+.

instagram

“Com o aumento do engajamento do fã/seguidor quase três vezes maior que qualquer outra rede social estudada, o Instagram foi o vencedor de 2013”, disse Dan Atkinson, SEO da SumAll. A SumAll é uma ferramenta de analytics que atualmente monitora mais de 100 mil empresas em redes sociais, avaliando mais de 290 bilhões de ações sociais por ano.

Entre as empresas que estão nas quatro redes, SumAll afirma que o Instragram resultou em mais seguidores este ano, e em receita significante. Marcas no Instagram viram uma média de crescimento de 7%, em seguidores e em engajamento. Enquanto nos EUA as empresas tiveram um crescimento de 1,5% na plataforma mobile de imagens, no Reino Unido esse índice foi de 3,6%.

Eric Dahan, CEO da Instabrand e expert de marketing de mídia social, concorda com essa análise. A Instabrand é uma empresa de marketing social com foco em mídia visual. Atualmente, isso significa Instagram, mas Vine, Tumblr e Pinterest estão na mira. Segundo ele, o Instagram é a melhor plataforma para marcas. “É muito mais forte que o Facebook”.

A Instrabrand afirma que seus clientes viram seus seguidores crescerem do zero para 30 mil campanhas custando apenas entre US$ 3 mil e US$ 5 mil.

“Vimos uma média de 2 centavos por engajamento”, disse Dahan. “Não podemos medir impressões – o Instragram não permite – mas podemos medir engajamento. Se você tem 200 mil seguidores, veremos entre três mil e 15 mil likes por post, para uma taxa de engajamento de entre 2% e 10%”, explicou.

De acordo com a SumAll, a varejista de moda In God We Trust credita 2,3% de sua receita ao Instagram, um número que pode soar pequeno, mas é grande para um social commerce realizado apenas em uma rede social mobile. Atkinson, da SumAll, disse que a fabricante de bicicletas Pure Fix Cycles reporta que cada post no Instragram que ela publica gera um lucro de cerca de US$ 100.

Para Dahan, a melhor abordagem no Instagram não é aquela que está sendo realizada por muitas empresas hoje. Várias marcas estão se voltando para apoio de celebridades como uma estratégia rápida para levar a visualizações, engajamento e lucro, mas isso pode dar errado.

“Nós tendemos a unir empresas com usuários que já gostam da marca. Não gostamos de usar celebridades – elas são praticamente empresas atualmente, e as pessoas sabem que estão promovendo um produto porque estão sendo pagas. Gostamos de usar pessoas comuns”, afirmou.

Com informações de Venture Beat