Desenvolvimento

24 nov, 2015

iMasters recebe projeto Humanuíno em sua sede

Publicidade

Neste mês o iMasters recebeu o projeto Humanuíno, uma parceria com Ricardo Ogliari e Yannick Belot, que visa ensinar lógica de programação a crianças e jovens carentes que tenham interesse por tecnologia. Como o próprio nome sugere, as crianças aprendem de forma lúdica a desenvolver com Arduíno. Durante o curso, são feitas demonstrações práticas de estruturas de controle e repetição através de luzes e robôs.

A ideia do projeto surgiu da necessidade que Ogliari sentiu de retribuir de alguma forma os bons rumos que a sua vida tomou nos últimos anos. Após realizar algumas ações sociais isoladas, o desenvoledor conta que percebeu que, a longo prazo, essas ações não faria muita diferença na vida dessas crianças. “O Humanuino nasceu justamente da vontade de ajudar jovens e poder modificar o futuro delas, afetando positivamente o modo de pensar destas pessoas e, colocando sonhos em suas mentes através do uso da computação”, explicou.

Para começar, ele comprou 15 kits de placas microntroladas Arduino Nano com alguns sensores, visando os futuros treinamentos. Mas apesar da boa vontade, estava difícil tornar o sonho realidade. Foi só com a ajuda de Belot, que tinha sido seu aluno em um treinamento, que ele conseguiu tirar o projeto do papel. E nos dias 14 e 15 de novembro deu-se o início da primeira turma do Humanuíno, onde foram ministradas três aulas: Introdução a Computação, Introdução a Lógica de Programação e Programação na Prática. Toda a turma recebeu auxílio refeição, auxílio transporte e um kit arduino, composto por:

  • Uma placa Arduino Uno;
  • Um sensor de luz LDR;
  • Três LEDS: um amarelo, um vermelho e um verde;
    Uma protoboard;
  • Dois resistores, um de 1K e outro de 10K;
    Um sensor DHT11 para temperatura e humidade;
  • Um cabo serial;
  • Jumpers macho-macho, fêmea-macho e fêmea-fêmea;
  • Uma shield de relê 110V.

image (2)

Para Ogliari, “a ideia central do Humanuino é instigar a profissionalização dos alunos”. E para isso, ele e Belot têm o objetivo de selecionar de dois a três alunos em cada turma para serem monitores nas turmas seguintes. “Quando estiverem aptos, passarão a ministrar as aulas no projeto Humanuino para as próximas turmas”, explicou Belot.

Rina Noronha, editora-chefe do iMasters, teve a oportunidade de conhecer a mãe de duas aluna, que zelosas, vieram conhecer mais sobre o projeto. “Foi muito bacana receber essas mães, dois dias antes do evento. Elas se mostraram receosas, querendo saber mais sobre o projeto e sobre o que eles aprenderiam no dia. Queriam ter certeza se era uma boa decisão deixá-las participar. Expliquei como seria, falei do nosso comprometimento com o projeto e com a causa. Elas ficaram confiantes e super felizes com a oportunidade que as meninas estavam tendo”, lembrou Rina.

Além do iMasters, o projeto contou com o apoio de Capital Gastronômica, Masugux, Guilherme Estevão, Mye Akamine e Humberto Delgado de Souza.