Desenvolvimento

23 ago, 2012

iMasters adota plataforma WordPress

Publicidade

Você provavelmente já percebeu que o iMasters está de “cara nova”. No último final de semana aconteceram algumas mudanças no Portal, mas que vão muito além da interface.

O Portal iMasters agora é todo feito em WordPress. A migração, que foi realizada pela Apiki, empresa do Grupo iMasters, trará alguns benefícios para o portal, como praticidade, inovação e uma interação mais rápida entre os desenvolvedores em seu core.

Para Tiago Baeta, diretor executivo da empresa, a decisão de migrar de uma plataforma própria, para a já conhecida WordPress, foi acertada e em boa hora. Ele ressalta, ainda, que essa é uma tendência do mercado, na qual grandes empresas adotam essa plataforma pela sua facilidade e seu bom suporte.

“16,7% de todos os sites do mundo são em WordPress e esse é um número que só tende a crescer. As possibilidades com o WordPress são diversas e as empresas que adotam essa plataforma ganham em agilidade e baixa curva de aprendizado para seus desenvolvedores e gestores de conteúdo. E é exatamente isso que esperamos ao adotar o WordPress para o iMasters”, explicou Baeta.

O processo vinha sendo discutido desde fevereiro deste ano e levou seis meses para ser finalizado. A etapa mais importante foi a do planejamento, quando se decidiu os rumos que seriam tomados e quando seriam tomados. Alê Borba, gerente de projetos do iMasters, explicou que nessa fase, a equipe estudou toda a plataforma antiga, listando suas funcionalidades, qualidades e falhas.

“Assim, foi possível estruturar como isso seria aplicado e/ou resolvido usando o WordPress. Depois desenvolvemos um tema do WordPress específico para o iMasters, com o novo layout do site. E fizemos os plugins específicos para as features do portal”, detalhou Borba.

Por último, focou-se nos testes reais para certificar que nada foi esquecido ou desconsiderado. No caso específico do iMasters, observou-se três pontos específicos: códigos e aplicações legadas, migração de conteúdos (arquivos e banco de dados) e planejamento de URLs. Nas URLs dos artigos e notícias, por exemplo, que são o grande volume de dados do portal, manteve-se a estrutura legada trabalhando de forma harmoniosa com o novo padrão, sem redirecionamentos e sem perda de tráfegos.

De acordo com Leandro Vieira, sócio-fundador e diretor de tecnologia da Akipi, a migração do sistema do iMasters foi um desafio até mesmo para ele e sua equipe, tão experientes no assunto. O fato de a empresa ter 11 anos de conteúdo na Internet, mais milhares de cadastros de usuários, centenas de cadastros de articulistas, códigos e aplicações legadas tornou o processo complexo. “Mas o resultado foi mais do que satisfatório e acredito que a comunidade irá receber a novidade muito bem!”, comenta Vieira.