Carreira Dev

2 dez, 2016

IBMSmartCamp oferece oportunidades para startups brasileiras

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Na semana passada, foi realizada a etapa brasileira da competição global IBM SmartCamp, em São Paulo. O encontro, voltado para startups de todo o mundo, reuniu mais de 300 pessoas, desde startups finalistas a investidores, professores, estudantes e mentores, oferecendo uma vasta experiência de mercado aos grupos. No total, foram mais de 200 startups inscritas, que deveriam obedecer algumas normas para participar do programa e concorriam a uma vaga no Launch Festival, que acontece no Vale do Silício, e é o maior evento de startups e empreendedorismo do mundo.

De todas as startups inscritas no evento, sete finalistas da etapa local estavam presentes. Cada apresentação trouxe soluções diversificadas com foco em setores como logística, educação, saúde e mercado financeiro.

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A abertura foi marcada por uma sinergia entre parceiros e cases de sucesso, e a Startup Farm deu início à apresentação, ressaltando o quanto o ecossistema de startups brasileiro ainda precisa amadurecer em comparação a outros mercados. Em seguida, Claudio de Castro, cofundador da One Cloud, lembrou aos convidados como foi difícil abrir sua startup e o quanto iniciativas como essa lhe abriram caminho. Sua empresa, que atua no mercado desde 2015, já faturou mais de US$ 1 milhão, tem 25 clientes no portfólio e foi adquirida pela Tivit recentemente.

O case de sucesso seguinte foi o da Netshow.me, startup vencedora do Smart Camp 2014, que consiste em uma rede de streaming para criadores de conteúdo digitais. “Começamos como uma empresa que poderia transmitir shows ao vivo para bandas e artistas pequenos diretamente para o seu público”, contou Daniel Arcoverde, cofundador da plataforma, eleita pela Forbes como uma das principais startups de 2015.

Depois da apresentação dos cases, teve início o pitch (termo utilizado quando alguém tenta vender a sua ideia ou modelo de negócio) de ideias e soluções para o público e jurados presentes, sendo este formado por executivos de alto nível, como Marco Poli, investidor-anjo, Claudio Kawasaki, da SISCOM e Rodrigo Kede, gerente geral da IBM América Latina.

Dr. Cuco falou sobre seu aplicativo gratuito que promove engajamento de pacientes com doenças crônicas, principalmente cardiopatas. Apesar de estar em fase de testes, o app pretende atuar como um assistente virtual, lembrando pacientes de seus compromissos, horários de consultas e medicamentos. A GridClass, sistema que gera horários de grades escolares, fez uma boa apresentação, mas pecou pela falta de alguns dados, como mostrar o valor do mercado no qual está inserido, gerando um certo desconforto ao tentar responder à questão.

Intelipost, empresa de soluções de logística, posicionou bem sua atuação, estratégia, dados de mercado e faturamento, mostrando a experiência adquirida com um grande portfólio de clientes de organizações voltadas para o e-commerce. Seguindo a ordem, o Portal TeleMedicina apresentou sua proposta, na qual um software se conecta direto aos equipamentos médicos e envia, automaticamente, exames para especialistas realizarem o laudo. O interessante está na opção, já que o portal possibilita um barateamento de mais de 100% em alguns exames que o plano médico cobraria.

A startup RankMyApp mostrou sua solução, voltada para melhorar a usabilidade e download de aplicativos dentro de App Stores. A Vérios, startup voltada para pessoas que querem investir seu dinheiro de forma eficiente e descomplicada, trouxe uma aplicação voltada para o mercado de investimentos. A Nazar fez uma apresentação focada no quanto o monitoramento de acesso a uma plataforma pode beneficiar o cliente, mas também não apresentou dados específicos sobre o mercado no qual estão inseridos, que foi um dos pontos apontados pelo júri.

De todas as 300 startups inscritas, a Nazar e a Intelipost foram eleitas as melhores entre as sete finalistas, e foram as que mais agradaram o júri. Agora, além da etapa virtual, as empresas recebem créditos para desenvolver suas soluções no IBM Bluemix, plataforma de desenvolvimento na nuvem da IBM, que disponibiliza mais de 150 APIs. É válido ressaltar que todas as startups continuam recebendo apoio e mentoria da própria IBM, que indica os melhores caminhos e fortalecem o networking do ecossistema em questão.