Tecnologia

24 out, 2014

IBM projeta processador 100% nacional voltado para Big Data

Publicidade

A IBM está lançando um processador especialmente projetado para Big Data. Chamado de POWER8, ele está na linha Power Systems, recém-lançada no Brasil. De acordo com a empresa, os novos equipamentos são capazes de lidar com grande volume de dados computacionais e trabalhar com performance cerca de 20% mais rápida comparada aos sistemas baseados em processador Intel Xeon 3v.

A previsão é de que até o fim deste ano a linha passe a ser fabricada localmente. Segundo a IBM, são criados diariamente 2,5 quintilhões de dados no mundo. A empresa também contabiliza os resultados da adesão das empresas brasileiras ao OpenPOWER Foundation, criada no final de 2013, para gerar inovação.

De acordo com a fabricante, o OpenPOWER, que começou com a parceria de cinco empresas, hoje já conta com mais de 50 membros, entre empresas de hardware, software, computação técnica, data centers e universidades.

“A entrada de empresas brasileiras no consórcio permitirá o desenvolvimento de tecnologia 100% nacional, do processador à placa. Queremos impulsionar um ecossistema em torno de Power e tornar o País um desenvolvedor de tecnologia local”, explicou Anibal Strianese, executivo de Vendas de Servidores da IBM Brasil.

Os mainframes também se alinham ao Big Data e há ofertas no mercado nacional. Segundo a IBM, as ofertas de System z são resultado de mais de cinco anos de desenvolvimento. Os mainframes integram o Hadoop com maior segurança, menor tempo de resposta em consultas complexas de dados, além de novas soluções em Linux e Cloud.

Com informações de Convergência Digital