Analytics

5 dez, 2014

IBM libera beta “gratuito” do Watson Analytics

Publicidade

A IBM liberou uma versão beta do Watson Analytics para profissionais interessados em explorar a ferramenta. A solução será disponibilizada em um modelo de serviço freemium (gratuito, porém com cobranças de ferramentas adicionadas a plataforma) rodando em nuvem.

ibm-watson-analytics

Segundo a empresa, a tecnologia analítica oferecida automatiza tarefas complexas, como a preparação de dados, e faz análise preditiva de uma forma simples e visual, com o objetivo de tornar a tomada de decisão mais assertiva e ágil no dia a dia dos profissionais. “Trata-se de um serviço de computação cognitiva que fornece acesso instantâneo às ferramentas que analisam dados de negócios e permite a visualização de importantes insights para as empresas”, explicou.

No início de outubro, a IBM revelou que o supercomputador chegaria a seis continentes e mais de 25 países. No processo de expansão, a máquina está aprendendo a falar português (além de espanhol e francês) e vai chegar ao Brasil (além de centros na Inglaterra, Austrália e Singapura) em breve.

O processo alinha-se a um desejo manifestado em junho, quando a fornecedora sinalizou planos de trazer a tecnologia para o País. O equipamento rodará na estrutura que a companhia mantém na cidade de São Paulo.

A IBM investiu US$ 1 bilhão no Watson Group em 2014. Os recursos direcionam-se a pesquisa e desenvolvimento e aplicações em nuvem. Além disso, do investimento total previsto, US$ 100 milhões serão canalizados para fomentar um ecossistema de startups e empresas orientadas à construção de apps e recursos para a plataforma.

O supercomputador da IBM ganhou destaque em 2011, ao vencer concorrentes humanos em um programa de auditório (Jeopardy) respondendo a questões complexas e demonstrando capacidade cognitiva.

A versão beta do Watson Analytics está disponível neste site.

Com informações de Computerworld