Carreira Dev

25 nov, 2014

IBM lança serviços voltados para mercado mobile

Publicidade

A IBM decidiu não ficar de fora do mercado mobile no ambiente corporativo. Para isso, a empresa está lançando serviços direcionados para quem está adotando essas soluções no dia a dia.

As adições ao portfólio da divisão Mobility Services são voltadas para quem está nos estágios iniciais de implementação de tais soluções, ainda pensando no que fazer e observando de que maneira seus usuários estão fazendo uso delas. Sendo assim, o grande foco está nas ferramentas de análise, capazes não apenas de conhecer exatamente de que forma as aplicações estão funcionando nos dispositivos, mas também coletar dados sobre tudo isso em tempo real.

IBM

Uma das novidades é a ferramenta Infrastructure Analytics Services, que funciona no iOS e no Android, e é capaz de mensurar informações tanto em termos de velocidade de resposta quanto em usabilidade. É possível saber, por exemplo, em que telas os usuários vêm encontrando maior dificuldade de uso, quais são os aparelhos em que os apps não funcionam tão bem assim – ou caem como uma luva – e de que maneira o diretor de tecnologia pode atuar para melhorar o trabalho de todo mundo.

A solução SaaS (software as a servisse) também pode identificar possíveis causas dos problemas de instabilidade ou acesso. O produto da IBM é capaz de localizar falhas no código das aplicações, entender quando existem gargalos na infraestrutura ou problemas na tecnologia de cloud computing. Assim, os responsáveis podem levar a questão aos times de desenvolvimento e trabalharem de forma direcionada, resolvendo rapidamente as questões.

Essas informações podem ser acessadas a partir de um painel de controle próprio. De lá, também é possível realizar a entrega virtual de novas aplicações ou atualizações, garantindo que todos os usuários estejam em pé de igualdade em relação às soluções que utilizam no cotidiano de trabalho.

O inverso também é válido: com um toque, o usuário pode acessar rapidamente o próprio computador, que está dentro do escritório. Tudo isso conforme as normas de segurança e acesso implementadas pelo departamento de tecnologia da informação.

É uma tecnologia sobre a qual a IBM já tem amplo domínio. Uma de suas principais soluções atuais para o mercado corporativo é a Tealeaf CX Mobile, uma ferramenta capaz de medir a experiência do usuário com aplicativos móveis. Essa tecnologia aparece repaginada e voltada diretamente para clientes corporativos, apresentando um catálogo muito mais especializado de utilização e resolução de problemas.

A novidade também promete ajudar quem ainda está começando a adquirir tais soluções, pois pode abranger aplicativos em fase de testes fechados. É aqui que a IBM acredita estar uma das principais forças de sua nova oferta de serviços, uma vez que a análise profunda de dados de utilização é fundamental para o sucesso de qualquer implementação desse tipo.

O pacote de serviços será vendido por meio de um sistema de assinaturas, assim como boa parte das soluções atuais da IBM. O preço ainda não foi revelado, mas a empresa disse que terá planos voltados para os interesses de companhias de todos os tamanhos, além de pacotes que unem as novidades mobile com outros serviços já fornecidos pela companhia.

Com informações de Canaltech