Analytics

28 set, 2016

IBM lança DataWorks para fornecer melhor análise de dados para empresas

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A IBM lançou nesta semana o projeto DataWorks, construído com Spark e IBM Watson para priorizar velocidade e usabilidade sem sacrificar análises robustas. De acordo com o TechCrunch, o DataWorks é como uma espécie de Google Docs para análise de dados. Na prática, as empresas têm bibliotecas de dados enormes que muitas vezes acabam em vários locais descentralizados. O novo produto da IBM pega todos esses dados e os coloca em um lugar intuitivamente acessível.

Para manter todos os dados ao alcance de quem precisa, a IBM tem implementado um painel que exibe os ativos de dados desagregados com acesso, usuário e estatísticas categóricas. A IBM acredita que sua tecnologia seja voltada para a organização de catálogos de dados. Com pesquisa de linguagem natural, os usuários podem puxar conjuntos de dados específicos a partir desses catálogos muito mais rapidamente do que com os métodos tradicionais. O DataWorks também alega a ingestão de dados em velocidades de 50 a 100s de Gbps.

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Empresas de grande e pequeno porte podem acessar as novas ferramentas do DataWorks pela plataforma de nuvem Bluemix da IBM. Haverá um pagamento tradicional se você optar pela estrutura de monetização, na qual qualquer pessoa pode entrar e executar o sistema por horas, dias ou meses. Mas a IBM também acha que a análise de dados poderia gastar planos de dados de operadora de celular e, portanto, vai cobrar uma taxa de assinatura mensal fixa.

Rob Thomas, vice-presidente de analytics para IBM, argumenta que a maior economia para as empresas será em capital humano. O IBM DataWorks realmente abre o ecossistema para que os usuários não tenham que ser treinados novamente em conjuntos específicos de habilidades de código aberto. O ponto ideal para a nova plataforma será atender os “suspeitos habituais”, como varejo, serviços financeiros e telecomunicações, mas Thomas observa que as empresas de médio porte também estão gravitando para a plataforma.