DevSecOps

28 out, 2016

IAs do Google criam forma própria de criptografia

Publicidade

Pesquisadores do projeto de deep learning Google Brain estão à frente de um programa de testes que permite que as máquinas desenvolvam seus próprios métodos de criptografia, independente de humanos.

De acordo com um novo relatório de pesquisa, Martín Abadi e David G. Andersen criaram as redes neurais Alice, Bob e Eve e permitiram que elas passassem notas umas para as outras com um método de criptografia que elas mesmas criaram.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/inteligencia-artificial-consegue-identificar-ironia-e-sarcasmo-em-tweets/?trace=824205206&source=news-search,https://imasters.com.br/noticia/apple-esta-investindo-em-inteligencia-artificial-para-deixar-siri-mais-natural/?trace=824205206&source=news-search]

Abadi e Andersen atribuíram a cada IA uma tarefa: Alice tinha que enviar uma mensagem secreta que só Bob podia ler, enquanto Eve tentava descobrir como escutar e decodificar a mensagem. Então, Alice pegou uma mensagem de texto simples e a converteu em algo incompreensível, que Bob poderia decodificar usando uma chave de cifra. No início, Alice e Bob eram aparentemente ruins em esconder seus segredos, mas, ao longo de 15 mil tentativas, Alice elaborou sua própria estratégia de criptografia e Bob simultaneamente descobriu como decifrá-la. A mensagem tinha apenas 16 bits, com cada bit sendo um 1 ou um 0, então então Eve só tinha como usar a adivinhação, não tendo meios de quebrar a segurança estabelecida entre as outras duas máquinas.

Naturalmente, aponta o Engadget, a personificação dessas três redes neurais simplifica um pouco as coisas: por causa do modo como o machine learning funciona, até mesmo os pesquisadores não sabem que tipo de método de criptografia Alice inventou, então ele não será muito útil em aplicações práticas.