De acordo com dados da consultoria Strategy Analytics, a venda global de celulares que rodam a linguagem HTML5 deve crescer de 336 milhões para 1 bilhão de aparelhos até 2013.
A tecnologia permite a visualização de conteúdos e serviços móveis sem que o usuário precise baixá-los das lojas de aplicativos como a App Store, da Apple. Para o acesso, é utilizado o próprio navegador de internet e criado um atalho na tela inicial do aparelho.
O crescimento está ligado ao interesse dos fabricantes em deixar seus aparelhos compatíveis com conteúdos crescentes envolvendo a tecnologia, como jornais, revistas e serviços. Atualmente, aparelhos como iPhone 4 e 4S, da Apple, e Galaxy Tab, da Samsung, já aceitam a tecnologia.
Segundo a IDC, 15% dos novos programas para aparelhos móveis serão feitos em HTML5 em 2012, que serão rodados em tablets, celulares e TVs conectadas.
“Essa linguagem está crescendo principalmente como alternativa às tradicionais e inflexíveis lojas de aplicativos, como a App Store”, afirmou Nick Dillon, analista da consultoria britânica Ovum.
A Apple retém 30% do valor das vendas dos aplicativos colocados em sua loja, e os desenvolvedores começam a descobrir no HTML5 uma nova forma de apresentar seus programas.
Com informações de Convergência Digital