Tecnologia

6 mai, 2015

Grande Colisor de Hádrons volta ao trabalho depois de atualização

Publicidade

O Grande Colisor de Hádrons (Large Hadron Collider, LHC), do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), foi reiniciado ontem, depois de uma revisão de dois anos e de um ajuste.

Os prótons colidiram na manhã desta terça a uma energia de 450 giga-elétron-volts (GeV), permitindo que os cientistas ajustassem os detectores do LHC. Em 21 de março, um curto-circuito registrado no colisor fez com que a retomada das atividades do colisor fosse adiada por tempo indeterminado.

lhc

O erro aconteceu em um de seus circuitos magnéticos: um fragmento de metal preso em uma conexão causou o curto-circuito, e teve de ser desagregado por físicos do Cern. A máquina, um anel escavado abaixo do solo abrangendo a fronteira franco-suíça, perto de Genebra, deve agora atingir seu pleno potencial.

As colisões entre prótons de energia chegarão a 13 TeV (tera-elétron volts), quase o dobro da energia produzida na primeira fase operacional. De acordo com o Cern, se tudo ocorrer bem, as novas colisões poderão começar no início de junho.

O complexo compreende um túnel em forma de anel de 27 km – que se estende no subsolo da fronteira entre França e Suíça – onde milhares de prótons se colidem, transformando-se em todos os tipos de partículas.

Com informações de Info