Tecnologia

1 out, 2014

Governo estabelece planejamento de migração total para IPv6 até 2018

Publicidade

O governo federal anunciou um plano para garantir a migração total dos sistemas da administração pública para o IPv6, o novo protocolo de endereçamento na Internet, até setembro de 2018. A proposta prevê metas semestrais intermediárias, começando em março de 2015, quando se espera a primeira conexão à Internet com IPv6 ativa.

Para elaborar o Plano de Disseminação do Uso do IPv6 (pdf), a Secretaria de Logística e TI do Ministério do Planejamento fez um levantamento em 55 órgãos – ministérios, agências reguladoras, institutos e fundações – e concluiu que existem avanços em infraestrutura, mas carência de expertise.

“Mesmo tendo estruturas físicas e lógicas internamente preparadas em suas redes locais e aplicações, bem poucos órgãos possuem qualquer tipo de implementação do protocolo IPv6. O conhecimento e a qualificação dos profissionais para tratar com o protocolo são incipientes. Quase 90% dos órgãos participantes indicaram não possuir ações concretas”, diz o estudo.

Nesse sentido, a primeira etapa consiste no acordo de cooperação técnica que com o NIC.br. Pelo menos quatro turmas, em um total de 160 servidores, serão treinadas até o fim de 2014. Em seguida, eles atuarão como multiplicadores dentro da administração federal, a fim de assegurar “conhecimento técnico que garanta a tranquilidade dos gestores em TI em implementar as metas propostas”.

O plano também destaca a adequação de equipamentos de borda, switches, roteadores, firewalls e estrutura lógica: aplicações, servidores, e ferramentas de gerência e monitoramento da rede. Mesmo os contratos com provedores de acesso à Internet precisarão ser adaptados.

“Alguns órgãos necessitarão realizar contratações de links com a Internet com a exigência de entrega de blocos de endereçamento em IPv6 ou terão que realizar a adequação aos seus contratos para que contemplem a mesma exigência. Como muitos órgãos utilizam banda corporativa de Internet de empresas estatais, tal atividade poderá ser feita de uma maneira mais tranquila e direta”, ressalta o plano.

De acordo com estimativas da SLTI, “mesmo com o percentual reduzido de implementação em IPv6, mais de um terço dos órgãos já tem previsto em suas contratações do serviço de link de acesso à Internet corporativa a entrega de endereços IPv6 válidos”. O plano também destaca o papel das estatais Serpro, Telebras e Dataprev, indicando que “as empresas parceiras no provimento de serviços de TI para o governo participarão mais ativamente nas três primeiras fases do processo de transição”.

“Estruturamos o plano de uma forma que todos os órgãos possam fazer a sua transição para o IPv6 sem maiores problemas. A proposta é começar por sítios e provedores”, explicou a secretária de logística e TI, Loreni Foresti. O plano pode ser conferido no portal do Governo Eletrônico, e os servidores podem oferecer sugestões até 15 de outubro.

Com informações de Convergência Digital